Record (Portugal)

NOVAK DJOKOVIC ALVO DAS FINANÇAS DO BRASIL

- JOSÉ MORGADO Atribuídas por João Socorro Viegas

Novak Djokovic, antigo nº 1 mundial, está a ser investigad­o pelo fisco brasileiro na sequência da sua badalada visita ao Rio de Janeiro em 2012, para disputar um encontro de exibição com Gustavo Kuerten, que acabou em polémica.

O sérvio, de 30 anos, começou por meter o governo regional do Rio de Janeiro em tribunal, em 2014, por falta de pagamento dos 400 mil euros inicialmen­te combinados (cerca de metade do seu cachê de presença - o resto foi pago), mas agora foi o fisco brasileiro a decidir processar a organizaçã­o da prova e… o próprio ex-nº 1 mundial. Segundo avança o jornal brasileiro ‘O Globo’, todo o evento foi organizado de forma irregular por duas entidades – Deki 10 e Adma Eventos –, que terão ficado a dever quase 1 milhão de euros ao fisco. A então secretária estadual do desporto também está envolvida em todo o processo judicial.

Gustavo Kuerten, que jogou com Djokovic nessa exibição, sente-se envergonha­do pela situação. “É uma tristeza ver o ‘Nole’ envolvido nisto tudo. Ele não tem qualquer culpa.”

A advogada do sérvio no Brasil, Mariana Barbosa, lamenta toda a situação. “É muito constrange­dor para o Djokovic, porque não há ideia de quando isto vai ser concluído. Ele veio cá, prestou o serviço que acordou prestar e não recebeu o pagamento.” *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal