Record (Portugal)

COENTRÃO PÕE ORDEM NA ‘GERINGONÇA’

- JOÃO SOARES RIBEIRO E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

REGRESSA AO ONZE NO CAMPEONATO

Jorge Jesus vê-se confrontad­o com vários problemas ao nível da gestão da equipa mas, desta vez, ao contrário do que tem sido hábito em campanhas anteriores, a esquerda da defesa não é uma das dores de cabeça. Tanto assim é que, a três meses do fim da época, Fábio Coentrão já é o lateral com mais jogos a titular (29) na mesma temporada desde que o atual técnico assumiu o comando dos leões, em julho de 2015.

Com a chegada de Coentrão, por empréstimo do Real Madrid, ele que foi um pedido expresso do treinador, JJ resolveu um dos principais focos de instabilid­ade no onze do Sporting, aliás na linha do que já acontecia no Benfica, onde promoveu constantes alterações no flanco canhoto. Coentrão, justamente, foi uma das raras exceções a esta regra de incerteza, nesse posto específico, a par de Melgarejo, Siqueira ou Eliseu (e a lista de apostas falhadas seria bem mais extensa).

Ora, desde que se mudou para o Sporting, pode dizer-se que Jesus nunca se mostrou totalmente satisfeito com os jogadores que teve ao dispor para aquele corredor. E esse facto traduziu-se numa grande rotação de opções, bem ilustrada na infografia anexa. Uma espé- EXIGÊNCIA MÁXIMA cie de ‘geringonça’, para fazer a ponte com a aliança política (de esquerda) que governa o país, já que, sem haver um dono claro do lugar, o amadorense foi construind­o soluções com a matériapri­ma que tinha disponível, para se aproximar da sua ideia de jogo.

Antecedent­es

Foi assim em 2015/16, quando Zeegelaar foi contratado a meio da temporada para ser alternativ­a a Jefferson, e Jesus ainda utilizou Jonathan Silva e Bruno César. Em 2016/17, quando se pensava que Zeegelaar teria convencido o técnico, Jefferson, Bruno César e até Esgaio também desempenha­ram as funções. O cenário ainda ameaçou repetir-se em 2017/18, devido a um início tremido de Coentrão, mas o facto é que, nos últimos meses, o vila-condense agarrou em definitivo a titularida­de e permitiu, até, a transferên­cia de Jonathan para a Roma (com Lumor a ser contratado ao Portimonen­se e Acuña a posicionar-se como alternativ­a). É certo que até Bruno César já foi novamente chamado para começar como lateral-esquerdo (e foi nas duas últimas jornadas, com Tondela e Feirense), mas apenas em recurso e porque Coentrão estava suspenso.

Já é o lateral-esquerdo com mais jogos a titular na mesma época desde a chegada de Jesus

Sintomátic­o

A verdade é que depois do duplo castigo no plano interno, o camisola 5 está hoje de volta ao onze do Sporting, no campeonato, preparando-se para somar o 30º jogo como titular na sua posição de origem (começou mais uma partida mas como extremo, frente ao Famalicão), algo que nunca fez ao serviço do Real Madrid e que não consegue desde 2010/11 (completou 45 desafios, na primeira equipa do Benfica). Números acompanhad­os pela qualidade crescente das exibições, não contando Astana. E o Mundial está à porta... *

COMEÇARÁ HOJE A 30ª PARTIDA DA ÉPOCA NA SUA POSIÇÃO DE ORIGEM, ALGO QUE NÃO FAZIA DESDE OS TEMPOS DO BENFICA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal