Record (Portugal)

Qatar tem Mundial em risco

- P. J. R.

A FIFA poderá vir a tirar a organizaçã­o do Mundial’2022 ao Qatar devido a suspeitas de compra de votos aquando da eleição do país para ser anfitrião da prova. A revista alemã ‘Focus’ adiantou ontem que a decisão está tomada, mas apenas será anunciada em setembro. Os principais candidatos a receber o evento serão Inglaterra e Estados Unidos.

Segundo disse no Twitter o ministro do Desporto da Arábia Saudita, Turki Al-Sheikh, o organismo com sede em Zurique revogará a decisão devido a “clara evidência da compra de votos”. AFIFA tem sido pressionad­a para tirar a prova ao Qatar, comAl-Sheikh a afirmar que “setembro será ummês intenso nos corredores de poder no futebol”. As suspeitas já remontam a 2010, ano em que foram anunciados Rússia e Qatar como países-sede. A ‘Focus’ adianta que a FIFA já adotou alterações no procedimen­to de eleição e todos os 211 membros terão poder de decisão, ao contrário do que acontece agora, onde há um pequeno painel que toma estas decisões.

Bloqueio económico

Recorde-se que os sauditas – em conjunto com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito – impuseram um bloqueio económico ao Qatar no verão passado, por apoiarem grupos extremista­s como o Estado Islâmico ou a Al-Qaeda e por terem ligações muito próximas com o Irão. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal