Record (Portugal)

Sérgio, o campeão

- HABITUOU A VENCER

uma das frases marcantes do filme “V de Vingança”: “As ideias são à prova de bala.” Podem, em muitos casos, ultrapassa­r as dificuldad­es impostas pelo dinheiro (ou falta dele), a desconfian­ça dos que nos rodeiam e os pensamento­s negativos daqueles que queremos influencia­r. A ideia de Sérgio Conceição imperou desde o início.

Fezdasforç­asfraqueza­s, aceitou as dificuldad­es financeira­s do clube, recuperou jogadores que pareciam proscritos (ou considerad­os erros de casting de um passado recente) e devolveu o campeonato aos dragões após quatro anos de jejum, pondo também fim a toda a depressão que tal ausência de títulos provoca num clube que se habituou a ganhar mais do que os outros nas últimas três décadas.

SÓ ALGUÉM QUE SE PODERIA RECUPERAR ESTES JOGADORES

Estenãoéum­campeonato­de umsóhomem. Nenhum é. Ninguém ganha sozinho. Mas é uma conquista que começa num homem. Na sua ideia. No seu objectivo de devolver grandeza, capacidade de sacrifício e orgulho a uma casa que parecia incapaz de voltar a praticar esses valores. O Porto que Conceição conheceu enquanto jogador (grande jogador) e que refez à sua imagem, à imagem desse passado, enquanto treinador.

Estava lá o talento, estava lá a qualidade para almejar algo mais do que em épocas anteriores. Faltava a crença, a confiança. Faltava tudo aquilo que o técnico deu a jogadores como Marega, Herrera, Aboubakar, Sérgio Oliveira e tantos outros. Algo que só poderia ser dado por alguém que se habituou a vencer. Por um campeão. Esta época tem uma estrela que brilha mais do que todas as outras. Um actor principal. Um protagonis­ta. E esse só pode ser o actual treinador dos dragões. Um homem com ideias à prova de bala. Um homem feito para vencer.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal