Record (Portugal)

A importânci­a de ter Sérgio

- Vítor Baía Antigo Internacio­nal

Campeonato até ao fim. Hoje decide-se quem vai ficar com o segundo lugar, Benfica ou Sporting, e consequent­emente quem se apura para a Champions. Jornada importante, a última, em que também cinco equipas procuram fugir à descida de divisão. Um campeonato tão animado assim não era visto há muito e não deixa de ser curioso que a questão do título seja das poucas que está resolvida, com um campeão justo, pela qualidade, pela regularida­de e pela alma com que o FC Porto chegou ao fim. Perder o segundo lugar significar­á perder também muito dinheiro e, por tabela, terá uma influência importante no que toca à próxima época e aos investimen­tos que poderão ser feitos.

O Sporting, que estáaindaa tempo de conquistar aTaçade

Portugal, na final com um surpreende­nte Desportivo das Aves, tem um jogo muito difícil, na Madeira. O Marítimo, apesar de ter falhado já o acesso às competiçõe­s europeias, não deixará de ser um adversário muito complicado, e é no Marítimo que residem as esperanças do Benfica, que recebe um Moreirense ainda a lutar pela sobrevivên­cia. Também não será fácil, e é difícil igualmente adivinhar as consequênc­ias de Sporting ou Benfica falharem o segundo lugar, para os treinadore­s e para o projeto da próxima temporada. Animação até ao fim, portanto, o que é bom para o futebol português.

O FC Porto campeão pode co

meçar a olhar para a próxima temporada com serenidade e mais à-vontade do que o fez na última época. Vai ter mais di- nheiro e poderá reforçar-se, até porque acredito que irá perder alguns jogadores que foram muito importante­s na caminhada para o título. Mas, como li numa entrevista a meio da semana do Luís Gonçalves, a prioridade será segurar Sérgio Conceição, que tem já uma série de clubes interessad­os em contratá-lo. O treinador campeão disse que já está a pensar na próxima época e outra coisa não seria de esperar. E será muito importante para o FC Porto continuar a contar com ele, por tudo. Pela capacidade que ele teve de formar um plantel com jogadores do clube, reforçando-se com atletas que estavam emprestado­s e que revelaram todo o seu valor, valorizand­o-se também ao ponto de serem hoje ativos muito pretendido­s por clubes com outro poderio financeiro. Como resistir ao mercado? O exemplo desta época ganhadora será o melhor a seguir. Sérgio Conceição tem uma capacidade de gestão que não é comum e poderá estar nele a chave para mais uma época vencedora, entrando num trilho triunfante que no passado foi normal. Anormal é o FC Porto estar quatro anos sem vencer, e o clube não quererá que a situação se repita. Além de ser bonito, deixa-me arrepiado ver o Porto em festa. Estes adeptos, que são tantos, espalhados pelo país e pelo Mundo, merecem bem fazer a festa como se viu ontem numa cidade em êxtase. E, numa altura em que as pessoas têm outros motivos para andarem tristes, a alegria que o FC Porto provoca ajuda a esquecer as agruras da vida.

PERDER O SEGUNDO LUGAR SIGNIFICA TAMBÉM PERDER MUITO DINHEIRO A PRIORIDADE DO FC PORTO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA SERÁ SEGURAR O TREINADOR QUE, NATURALMEN­TE, JÁ TEM VÁRIOS CLUBES INTERESSAD­OS NOS SEUS SERVIÇOS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal