Record (Portugal)

FIM DE CICLO APÓS DÉCADA VITORIOSA

- NUNO MARTINS

Estratégia de Vieira traduziu-se na conquista de 17 títulos, com realce para o inédito tetra

O sonho do pentacampe­onato esfumou-se e, com isso, fechou-se um ciclo. Tratou-se, por sinal, da década mais vitoriosa da história do Benfica.

Entre 2008/09 e a temporada que está a findar, os encarnados alcançaram 17 troféus, com destaque para o inédito tetra. No total, foram cinco campeonato­s conquistad­os, a que se juntaram 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças e 7 Taças da Liga. Neste período, as águias foram a duas finais europeias, em 2013 e 2014, perdendo ambas.

A hegemonia do futebol português apregoada pelo presidente benfiquist­a, Luís Filipe Vieira, traduziu-se no número de títulos con-

DESDE 2008/09, ENCARNADOS INVERTERAM A TENDÊNCIA E BATERAM DRAGÕES, SOMANDO MAIS TRÊS TROFÉUS

quistados, permitindo às águias ultrapassa­r o FC Porto e assim inverter a tendência dos anos anteriores. Os dragões ficaram-se pelas 13 conquistas nacionais (14, contabiliz­ando a Liga Europa), ao passo que o arquirriva­l de Alvalade, Sporting, quedou-se nas quatro.

Quase o dobro

Para se perceber a dimensão destes números, basta dizer que os 17 sucessos conseguido­s são quase o dobro dos alcançados nas duas décadas anteriores. Entre 1988/89 e 2007/08, o Benfica enriqueceu o seu palmarés com nove triunfos – 4 campeonato­s, 3 Taças de Portugal 2 Supertaças.

Este foi um período de forte domínio do clube da Invicta, que somou 31 títulos nacionais, destacando-se os 13 campeonato­s, quase metade dos 28 que já conquistou. E àqueles tem de se acrescenta­r as três conquistas internacio­nais – Liga dos Campeões, Taça Interconti­nental e Taça UEFA. Para os encarnados, o desafio, agora, é retomar esse caminho. *

 ??  ?? HISTÓRIA. Águia celebrou na última época um inédito tetra
HISTÓRIA. Águia celebrou na última época um inédito tetra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal