Record (Portugal)

“Já se esqueceram que Jesus é arrogante”

-

O Sporting está mergulhado numa instabilid­ade imensa. Já imaginou adeptos invadirem um treino da equipa do Rui e agredirem-no a si e aos jogadores?

RA – Não, de todo. Foi chocante, traumatiza­nte. Enquanto treinador, assisti a essa semana de não preparação da equipa do Sporting para a final da Taça de Portugal como uma experiênci­a em piloto automático. Como é que aquela equipa iria ser competitiv­a? As pessoas treinam-se porque faz falta, não porque tem de ser. E no fim de tudo, fico espantado por certos adeptos acharem que os outros é que tinham razão e que os jogadores são os culpados. Esse fenómeno é estranhíss­imo.

Jorge Jesus a certa altura agarrou o balneário. Como reagiria se estivesse na pele do técnico?

RA – O treinador que não defende os jogadores está acabado em relação aos jogadores, não há escolha possível. E quando se encontra um presidente destes, que está contra tudo e todos, é evidente que temos de nos fechar com a nossa equipa. O Jesus, que é um treinador que só pensa em si, que nunca tem culpa de nada, qualquer erro imputa logo a culpa aos jogadores... as pessoas parece que já se esqueceram deste registo. Mereceu os elogios que recebeu. É um grande treinador. Mas, até aqui, a sua imagem era a de um treinador egocêntric­o, arrogante, convencido e pouco humilde. Nesta fase fez o que tinha de fazer: juntou as tropas para ter hipóteses de sucesso.

O trabalho de JJ fica limitado com este estilo de presidênci­a? RA – Qualquer treinador está condiciona­do pelo apoio que tem ou não tem. Uma equipa é formada pelo talento dos jogadores, pela capacidade do treinador, mas também pela tranquilid­ade que deve existir. O Leonardo Jardim, sportingui­sta assumido, chegou ao Sporting e de repente vai embora? Depois vem o episódio do Marco Silva. Rescindir um contrato com o treinador por causa do fato de treino... Tudo isto dá conta dos meios que se usam para se atingir os fins.

O FC Porto já admitiu que não se vai aproveitar dafragilid­ade do Sporting. Mas há rumores de que o Benfica está interessad­o em jogadores do Sporting ...

RA – A mudança deles é possível. Mas acho que é um caminho pesado. Por muito bom que o jogador seja, acho que isso é piorar ainda mais a situação… há mais jogadores. São dois grandes clubes, dois clubes próximos, eternos rivais. Este não é o melhor caminho. *

“FICO ESPANTADO POR CERTOS ADEPTOS DAREM RAZÃO AOS OUTROS E POR ACHAREM QUE OS ATLETAS SÃO CULPADOS”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal