Record (Portugal)

“Desafio-o a ver currículo melhor”

-

O que tem feito desde que saiu do Moreirense, em outubro?

MM – Refletir. Tenho mais de 30 anos de futebol, como treinador, adjunto, preparador físico, diretor desportivo, secretário técnico e coordenado­r de formação, e percorri praticamen­te todos os escalões: 3ª divisão, 2ª Divisão B, 2ª Liga e, depois, 1ª Liga. É uma carreira que, não me autoclassi­ficando, deixa-me orgulhoso. Excluindo os colegas que tiveram a oportunida­de de trabalhar nos grandes, desafio-o a ver quem tem melhor currículo do que o meu. Ganhei nos juniores, ganhei em todos os escalões até à 1ª Liga e nesta, nas 12 épocas completas que fiz, tenho seis apuramento­s para a UEFA. Portanto, foi perante isto que refleti, pois o meu ano de 2017 teve três episódios que nada têm a ver com o que tem sido a minha carreira de mais de 30 anos.

Além do Moreirense, refere-se ao Nacional e ao Arouca, que desceram de divisão...

MM – Qualquer treinador é correspons­ável pelo sucesso ou insucesso de uma equipa, mas o percentual dessa responsabi­lidade pode ser medido. No Nacional havia um conjunto de comportame­ntos, nem eram questões técnicas, que estavam diagnostic­adas e para os quais alertei. Quando saí, a equipa não estava na zona de descida. Tínhamos 11 pontos em 15 jornadas e depois em 19 rondas fizeram mais 10 pontos; e no Arouca…

A sua passagem por lá foi um pouco estranha.

MM – Dir-lhe-ei que foi uma questão de esgotament­o. O Arouca tinha jogadores disponívei­s, com regras e hábitos de trabalho. Mas tinha uma média etária elevada. Tinham começado a época mais cedo por força do apuramento europeu e quando cheguei os jogadores sentiam difi-

“DURANTE 2017 TIVE TRÊS EPISÓDIOS QUE NADA TÊM A VER COM O TEM SIDO A MINHA CARREIRA DE MAIS DE 30 ANOS”

culdades em dar resposta. Isto que fique claro: têm-me colado o rótulo, mas, quando saí, nem Nacional nem Arouca estavam em zona de descida, e ninguém despromove um clube se ele lá não estiver.

Vai treinar na próxima época? MM – Tive convites após o Moreirense, inclusive da Índia e da Arábia Saudita. Mas por agora não tenho. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal