Record (Portugal)

BELMONTE DE OURO PARA DANIELA E RUI

- PEDRO FILIPE PINTO FEMININOS

As provas de sábado foram o aperitivo perfeito para o prato principal deste domingo

Foi mais um dia de muito calor nos campeonato­s nacionais de Belmonte aquele que coroou como campeões de fundo duas caras já bem conhecidas.

Na prova de sub-23, Rui Oliveira imitou o seu irmão gémeo Ivo (campeão nacional de contrarrel­ógio) e conseguiu a sua primeira vitória do ano. Foi uma corrida épica por parte do ciclista da Axeon, que esteve na frente durante 150 dos 160 km da prova, conseguind­o mesmo sair vencedor. O momento decisivo acabou por surgir a 30 km da meta, quando Rui decidiu ir sozinho, tendo chegado isolado à meta. No segundo posto chegou o seu companheir­o, João Almeida, 2º tanto no ‘crono’ como na prova de fundo. André Carvalho (Liberty Seguros) fechou o pódio.

“Vinha com este objetivo. Este ano já fiz 15 vezes top 10, ainda não tinha vencido nada, por isso estou mesmo muito feliz. Estive durante toda a corrida na frente, nunca me escondi, mas percebi que tinha de ir sozinho e consegui isolar-me para ganhar. Não há palavras”, revelou Rui Oliveira, agradecend­o o trabalho dos seus colegas Ivo Oliveira e João Almeida. “Eles foram a chave. Ajuda-

RUI OLIVEIRA NÃO ESCONDEU A EMOÇÃO: “AINDA NÃO TINHA VENCIDO NADA, ESTOU MUITO FELIZ. NÃO HÁ PALAVRAS”

ram-me muito e eu só rematei.” Rui não escondeu as dificuldad­es que sentiu ao longo do percurso. “Foi muito duro. Estava muito calor e a 5 km do fim pensava que ia cair para o lado, já não via nada à frente”, confessou, já visivelmen­te emocionado, o novo campeão nacional de sub-23. A família Oliveira não poderia pedir um melhor fim de semana. “Eu e o Ivo trabalhámo­s muito para estarmos bem nestas provas. Foi perfeito”, conclui Rui Oliveira.

Daniela num patamar acima

Daniela Reis (Doltcini) dominou desde o início a corrida feminina e sai de Belmonte com o pleno, jun- tado este título ao de contrarrel­ógio. “Objetivo alcançado! No estrangeir­o dão muito valor aos campeões nacionais e é bom levar as cores de Portugal além-fronteiras. Para chegar a um nível superior falta-me ainda alguma aprendizag­em, mas estou a trabalhar e sei que estou num bom caminho”, concluiu Daniela Reis, que relegou para os outros lugares do pódio Maria Martins (Sopela) e Celina Carpinteir­o (5 Quinas). *

CLASSIFICA­ÇÕES

Rui Oliveira João Almeida André Carvalho Hugo Nunes Tiago Antunes Daniela Reis Maria Martins Celina Carpinteir­o

 ??  ?? CAMPEÕES. Rui Oliveira e Daniela Reis celebraram os respetivos títulos nacionais
CAMPEÕES. Rui Oliveira e Daniela Reis celebraram os respetivos títulos nacionais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal