Record (Portugal)

Onde o futebol ‘Schia ffino’

- ALCANÇASSE

PEPE CONTRIBUIU DECISIVAME­NTE PARA QUE A CELESTE O BICAMPEONA­TO MUNDIAL

Hoje joga o Uruguai e lembramos Juan Schiaffino, também apelidado de Pepe (palavra italiana para pimenta). Pepe sempre demonstrou ter um futebol diferencia­do, bem condimenta­do e com sabor a refinada especiaria!!

Avançado de boa técnica foi, ao longo da carreira, recuando no terreno até terminar como líbero e por onde jogou… ganhou: Penãrol, AC Milan, AS Roma e pela seleção Celeste.

No Mundial de 1950, Schiaffino contribuiu decisivame­nte para que A Celeste se tornasse jardim de vitórias e alcançasse o bicampeona­to Mundial! Efetivamen­te, depois da conquista de 1930, Schiaffino contribuiu para que se repetisse uma graça… de muito mau gosto para os brasileiro­s, derrotados ‘em casa’ por 2-1 perante 200 mil adeptos no célebre ‘Maracanazz­o’. Ghiggia, marcador do golo da vitória sobre o Brasil comparou-se a Frank Sinatra e ao Papa João Paulo II, como os únicos a silenciar o estádio do Maracanã!

Em 1954, Schiaffino ainda comandou os uruguaios até à meia-final, vencida por 4-2 e após prolongame­nto pelos húngaros, pontuando a primeira derrota uruguaia em 20 anos de competição. Nesse jogo, o uruguaio Juan Holberg chegou a desmaiar quando marcou o golo do momentâneo empate (2-2). Ainda assim, nada que se compare aos vários e literais ataques cardíacos sofridos pelos brasileiro­s em 1950.

E, em 1958, Schiaffino quase participou no terceiro Mundial ao serviço… da Itália. Com familiares italianos participar­ia, pela ‘Squadra Azzurra’, na qualificaç­ão para o torneio. A vaga fica- ria para a Escócia num grupo onde se incluía Portugal, seleção que contribuiu para a ausência de Schiaffino na Suécia, ao vencer os italianos por 3-0, em Lisboa.

Uruguai é nome de país que respira futebol e que mais sucesso mundial apresenta quando se analisa o rácio de vitórias por habitante, apenas cerca de 3,5 milhões – o segundo país menos populoso a vencer um Mundial é a Argentina com 40 milhões de residentes! No Uruguai, o futebol… ‘Schia ffino’!

Portugal defrontará a única seleção campeã Mundial com a qual nunca perdeu. Será que hoje ‘Schia ffino’? Para os portuguese­s… não há pressa!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal