Record (Portugal)

Novos estatutos vão estar em vigor em setembro

-

O ato eleitoral do próximo dia oito de setembro já será regido pelos novos estatutos, aprovados na assembleia geral (AG) do passado dia 17 de fevereiro, na qual Bruno de Carvalho chegou a colocar a hipótese de sair, caso as propostas não fossem aprovadas com larga maioria.

Uma das propostas alteradas visou o regulament­o disciplina­r e, nos novos moldes, pode revelar-se negativo para BdC e os restantes membros do CD diretivo que se encontram suspensos desde o passado dia 13 de junho. Se um órgão social for suspenso por 60 ou mais dias pode perder o mandato, e será proibido de voltar a candidatar-se num posterior ato eleitoral, por oito anos. É certo que o anterior CD já foi destituído pelos sócios na AG do passado sábado, mas o segundo ponto pode revelar-se determinan­te para qualquer elemento que tivesse nos planos candidatar-se. Convém sublinhar que Bruno de Carvalho chegou a avançar esta possibilid­ade e, pelo Facebook, pediu à Comissão de Fiscalizaç­ão que levantasse os processos disciplina­res em curso.

Outra alteração importante passa pelo fim da utilização do método de Hondt no Conselho Fiscal e Disciplina­r. Desta forma, nas próximas eleições, este órgão social será unicamente constituíd­o por membros da lista vencedora. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal