Record (Portugal)

A muralha ruiu... mas pouco

A DERROTA DEIXA-NOS FORA DO MUNDIAL, MAS SAÍMOS COM DIGNIDADE. PRESSIONÁM­OS E TIVEMOS BOLA, MAS LÁ ATRÁS, GODÍN E GIMÉNEZ ESTIVERAM IMPERIAIS. NA FRENTE, OS DOIS GÉNIOS RESOLVERAM

- PAULO FUTRE

Acordei com uma tremenda ansiedade e mais ansioso fiquei ao ver o excelente e espetacula­r jogo entre Argentina e França, o primeiro dois oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Houve de tudo: emoção, grandes golos, como os apontados por Dí Maria ou Pavard – este com um movimento técnico do outro mundo. Todavia, fiquei mesmo foi estupefact­o com Mbappé. Na minha opinião, será o eleito para substituir Cristiano Ronaldo e Messi nos próximos tempos. Técnica, força, velocidade... Tem tudo!

Aquela arrancada, que culmina com o golo de penálti de Griezmann,

começa ainda antes do meio-campo e ele ainda chega com força à grande área da Argentina. É mais um extraterre­stre do futebol. O Rojo é fortíssimo fisicament­e, mas nem ele aguentou... Depois, na 2.ª parte, coloca de novo a França em vantagem e ainda consegue ‘matar’ o encontro num lance de ataque rápido muito bem finalizado. Já sobre a Argentina, apenas dizer que a sua eliminação não deixa de ser uma boa notícia para o próprio Ronaldo, que, apesar de também não ter passado esta fase do Campeonato do Mundo, pode ficar praticamen­te com a sexta Bola de Ouro na sua mão. E convém sublinhar que com nova conquista ultrapassa Messi na hierarquia dos jogadores com mais troféus. Um verdadeiro campeão!

Ameia hora do início do jogo entre Portugal e Uruguai sentiame muito otimista,

mas igualmente nervoso. Antes de começar o encontro, olho para os dois onzes e não deixo de ter um respeito enorme pela equipa do Uruguai. É um país pequeno, com pouco mais de 3 milhões de habitantes, mas consegue sempre ter bons jogadores. Se me perguntass­em qual a melhor dupla de centrais do Campeonato do Mundo, responderi­a a do Uruguai. Godín e Giménez são fortíssimo­s e a verdade é que, até ao jogo com a nossa Seleção, a equipa ainda não tinha sofrido qualquer golo. Impression­ante! Em relação aos avançados, sem dúvida que também colocaria a dupla Suárez e Cavani entre as melhores do Mundial.

Aos 6 minutos de jogo fez logo estragos,

numa grande jogada. É o cruzamento de Suárez que encontra Cavani, com este a fazer o golo, não se sabe bem se com a cabeça ou a cara. Foi um autêntico balde de água fria. Ainda assim, a nossa Seleção não entrou em pânico: continuou com bola, fez recuar a equipa do Uruguai, mas a verdade é que sem criar grandes ocasiões, já que era difícil entrar perto da área. Também encontrou uma equipa muito experiente, com defesas-centrais que jogam assim no At. Ma- drid. Já o Uruguai teve apenas mais uma ocasião por Suárez, num livre ao qual Rui Patrício se opôs bem. Apesar do resultado fiquei com fé na reviravolt­a, pois tínhamos artilharia suficiente no banco para mudar o rumo dos acontecime­ntos. André Silva, Gelson, Bruno Fernandes, Quaresma, Manuel Fernandes. Opções não faltavam!

Na segunda parte não podíamos começar melhor,

pois conseguimo­s derrubar a muralha. No fundo, fizemos o mais difícil. Mas, no melhor momento da Seleção, Cavani apareceu solto – ainda não sei como – a fazer o golo. Tratou-se de um erro coletivo da equipa. A partir daí estivemos sempre perto do golo, sempre a tentar o empate.

Fernando Santos mexeu bem na equipa mas,

ainda assim, tenho de dizer que esperava a entrada de Gelson na partida, mas agora é sempre mais fácil falar. Com Quaresma na ala e André mais junto de Ronaldo, voltámos a ter oportunida­des para chegar ao 2-2 e forçar o prolongame­nto, mas lamentavel­mente não conseguimo­s marcar.

Aderrota com o Uruguai e a consequent­e eliminação é uma

pena, mas a Seleção Nacional sai com dignidade do Campeonato do Mundo da Rússia. Todos esperávamo­s mais, mas também temos de dar mérito ao adversário, uma equipa muito experiente com uma defesa incrível e com dois jogadores geniais na frente.

É PENA, MAS HÁ QUE DAR O MÉRITO AO URUGUAI. UMA EQUIPA EXPERIENTE E COM UMA DEFESA INCRÍVEL

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal