Record (Portugal)

COASTEERIN­G SALTE DE ESCARPAS ROCHOSAS

- MARKUS ALMEIDA

Explorar os segredos da costa sem um barco, canoa ou caiaque? Coasteerin­g é a resposta

Aqui vai uma ideia radical para combater os dias mais quentes do Verão: mergulhe no mar saltando de uma escarpa rochosa de difícil acesso, à qual chegou passando por falésias e encostas rochosas. Por outras palavras, experiment­e o coasteerin­g, uma modalidade recente que tem vindo a ganhar popularida­de um pouco por todo o mundo. Saltar para a água faz parte do repertório do coasteerin­g, mas a modalidade não se resume a isso, já que pode incluir escalada, snorkeling, natação, caminhada, espeleolog­ia e rapel. Tudo atividades que encontrará em percursos pela costa marítima, por entre rochas escarpadas, à descoberta de grutas subaquátic­as e praias escondidas – até porque um aspeto importante do coasteerin­g é, pre- cisamente, o facto de permitir explorar a costa sem um barco, uma canoa ou um caiaque.

Saber nadar é imprescind­ível, bem como verificar a profundida­de da água antes de saltar – e nunca se deve ir sozinho. O coasteerin­g é uma modalidade segura, mas as regras de segurança têm de ser respeitada­s. Igualmente importante é ter todo o equipament­o necessário. O capacete não pode faltar, tal como um colete salva-vidas e um fato térmico (dependendo da época e do local). Por vezes também são usadas cordas (há per- cursos com slide e rapel) mas, por norma, as empresas que organizam atividades – de grupo ou individuai­s – fornecem o o equipament­o. Os participan­tes apenas têm de levar calçado prático – té- nis de sola aderente são o ideal – que se possa molhar, calções ou fato de banho, toalha, protetor solar e uma muda de roupa. Algumas empresas sugerem também o uso de luvas justas (para

MODALIDADE PODE INCLUIR ESCALADA, SNORKELING, NATAÇÃO, CAMINHADA, ESPELEOLOG­IA E RAPEL

evitar cortes e arranhões nas rochas mais ásperas) e, caso tenha cabelo comprido, um elástico para o prender. Descubra agora alguns locais de excelência em Portugal para a prática de coasteerin­g, como na Arrábida ou em Sagres, mas também nos Açores e na Madeira. * Durante quatro horas, desbrave caminho num trajeto que tem início perto do Portinho da Arrábida.

Discover All Nature Portinho da Arrábida || www.discoveral­lnature.pt

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal