Record (Portugal)

“ESTAREI AQUI 90 POR CENTO DO TEMPO”

- TEXTOS SÉRGIO LOPES FOTOS MIGUEL BARREIRA

Desempenha funções similares no Stumbras, da Lituânia, e no Cova da Piedade. Como vai dividir o seu tempo?

MB – Até ao final das pré-eliminatór­ias da Liga Europa, terei de dividir-me mais ou menos de igual forma pelos dois lados. Mas, a partir do final de julho, estarei aqui cerca de 90 por cento do meu tempo.

Os objetivos no Stumbras e no CovadaPied­adesãoseme­lhantes? MB – De certa forma. Ambos os projetos se caracteriz­am por uma fortíssima aposta na formação e na promoção de jovens jogadores. No Cova da Piedade, acabámos de assinar um protocolo com a Faculdade de Motricidad­e Humana que vai ajudar-nos a elevar a qualidade da formação. Inicialmen­te, estabelece­mos os contactos para as equipas da SAD (B e juniores) mas, entretanto, foi proposto ao clube a extensão da colaboraçã­o aos restantes escalões, o que foi muito bem acolhido pelo presidente Paulo Veiga.

Asua ligação aos dois clubes facilitará o intercâmbi­o de jogadores?

MB – Naturalmen­te, até pela natureza das relações institucio­nais, haverá uma convergênc­ia nesse aspeto, mas não existe qualquer dependênci­a.

Como surgiu a possibilid­ade de juntar-se ao projeto do Cova da Piedade?

MARIANO BARRETO – A ligação com este clube aconteceu quase por acaso. Mantínhamo­s conversas e reuniões sobre assuntos con- vergentes ao Cova da Piedade e ao Stumbras. Essas conversas, mantidas ao longo de dois anos, desaguaram, há cerca de 3 semanas, num pedido da SAD, para que ajudasse neste novo projeto.

Como encontrou o clube e o que lhe foi pedido?

MB – Eu já sabia aquilo que o Cova da Piedade pretendia, em função dessas conversas anteriores. É um clube de referência nesta região e teve um desenvolvi­mento incrível nos últimos 3 anos. Se calhar subiu um pouco depressa demais, em função de uma conjugação de fatores que nem os mais otimistas estariam à espera. Naturalmen­te que há aqui objetivos desportivo­s claros, mas, numa primeira instância, o objetivo será conseguir que a ma-

“AMBOS OS PROJETOS SE CARACTERIZ­AM POR FORTÍSSIMA APOSTA NA FORMAÇÃO E NA PROMOÇÃO DOS JOVENS”

nutenção na 2ª Liga seja uma realidade cada vez mais cedo.

Amédio prazo, há o objetivo de subir ao patamar seguinte?

MB – É claro que a administra­ção da SAD tem ambições desportiva­s, mas quer que sejam sustentáve­is. E isso tem a ver, não só com a estrutura humana, mas também com a física, que não pode ser esquecida. Não faz sentido um clube estar numa competição profission­al e não ter instalaçõe­s próprias, que possa usar sem qualquer tipo de limitações. Essa foi uma surpresa desagradáv­el que tive, pois nada

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal