Record (Portugal)

Max vence e Vettel sorri em dia negro de Hamilton

FÓRMULA 1

-

Max Verstappen já tinha subido ao pódio por três vezes esta temporada, mas ontem, na Áustria, os motivos para sorrir foram ainda maiores, com o holandês, de 20 anos, a vencer um Grande Prémio pela primeira vez em 2018. Na nona prova do Mundial, era a Mercedes que tinha tudo para triunfar, mas rapidament­e o dia se tornou negro.

Já depois de Valtteri Bottas, dono da pole position, desistir (14ª volta), a esperança residia em Lewis Hamilton, mas o britânico foi chamado à ‘pit lane’ numa altura em que era líder. Uma paragem mal calculada fez com o que o campeão não conseguiss­e recuperar o primeiro posto, tendo o cenário piorado já perto do fim (63ª volta), com um abandono devido a uma anomalia no carro. Foi a primeira vez, em 34 provas, que não pontuou.

A luta ficou reduzida a Verstappen e aos homens da Ferrari - Kimi Räikkönen (2º) e Sebastian Vettel (3º) -, mas acabou mesmo por ser o piloto da Red Bull a sair por cima naquele que é o quarto triunfo da sua curta carreira. Ainda assim, os outros dois pilotos também não saíram de mãos a abanar, já que, com a desistênci­a de Hamilton, Vettel retoma a liderança do Mundial. Já Räikkönen é 3º.

Ferrari sobe ao topo

De resto, também há mudanças na classifica­ção de equipas. Com os abandonos dos pilotos da Mercedes, a Ferrari é agora primeira classifica­da, com 247 pontos, mais 10 do que a rival alemã. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal