Record (Portugal)

NA ROTA DO OURO

GEDSON ENCHEU O CAMPO MARCOU O GOLO E GARANTIU APURAMENTO

- SÉRGIO KRITHINAS

Primeira barreira: superada. Apesar de, mais uma vez, não ter vencido na Turquia, o Benfica empatou emcasa do Fenerbahçe e deu um passo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões e ao jackpot de quase 43 milhões de euros, o prémio financeiro que as águias garantirão se marcarem presença no sorteio que está agendado para o dia 30 de agosto, no Mónaco. Para já, os encarnados assegurara­m um prémio mínimo de 7,92 milhões de euros: a UEFA dá 5 milhões aos derrotados do playoff e mais 2,92 milhões a cada uma das 48 equipas que estiveram na fase de grupos da Liga Europa, o que acontecerá aos derrotados da próxima ronda.

Segue-se o PAOK Salónica, vice-campeão grego, que eliminou o Spartak Moscovo após o nulo de ontem na Rússia – tinha vencido por 3-2 em casa. O encontro da primeira mão está mar- cado já para a próxima terça-feira e a decisão será no dia 29, uma quarta-feira – pelo meio, o Benfica joga um dérbi com o Sporting. Tal como nesta 3ª pré-eliminatór­ia, o primeiro embate vai ser no Estádio da Luz.

Será a terceira vez que os dois clubes se cruzam na Europa. Antes, o Benfica seguiu sempre em frente. Com mais dificuldad­es na Taça UEFA 1999/00, num confronto apenas decidido nos penáltis (as duas equipas ganharam por 2-1 fora de casa), do que na Liga Europa 2013/14, quando o conjunto então orientado por Jorge Jesus venceu com relativa facilidade os dois encontros: 1-0 no Toumba e 3-0 na Luz.

Outravez... Istambul?

Fundado em 1926 por refugiados gregos provenient­es de Istambul durante a troca de população entre os dois países na década de 20 (o ‘K’ do nome tem origem na palavra Konstantin­opla, que é como os gregos chamam a Istambul), o PAOK soma apenas dois títulos de campeão, o último dos quais em 1985, e seis Taças da Grécia (a última este ano). Um pecúlio relativame­nte pobre, sobretudo tendo em conta que é um dos clubes mais populares do país e conheci- do pelo fervor dos seus adeptos. Atualmente, é orientado pelo romeno Razvan Lucescu e movido a rublos, pois o milionário russo (de origem grega) Ivan Savvidis tomou conta do clube em 2015, injetando dinheiro com fartura. Em março deste ano, Savvidis ficou nas bocas do Mundo por ter entrado com uma arma em campo num jogo com o AEK, decisivo para as contas do título, após ver o árbitro anular um golo à sua equipa. A liga grega foi suspensa durante algumas semanas, o PAOK perdeu esse jogo por 3-0 e ainda perdeu mais três pontos na secretaria. Resultado: o AEK foi campeão, com seis pontos de avanço.

A grande estrela da equipa é o avançado sérvio Aleksandar Prijovic, autor de 27 golos em 39 jogos na temporada passada. Também em destaque estão Vieirinha, campeão europeu por Portugal em 2016, bem com outras caras conhecidas do futebol português: o médio Pelkas (ex-V. Setúbal) e Fernando Varela, central lusocabo-verdiano que atuou por diversos clubes lusos. *

ENCARNADOS ASSEGURAM, PARA JÁ, PRÉMIO MÍNIMO DE 7,92 MILHÕES DE EUROS. VALOR PODE SUBIR 35 MILHÕES

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal