Record (Portugal)

“Ganhar títulos regularmen­te”

- JOÃO SOARES RIBEIRO E RICARDO GRANADA

O responsáve­l pelo futebol na lista de João Benedito reforça a aposta na formação

André Cruz assistiu à vitória do Sporting sobre o Feirense, e mostra-se satisfeito com o bom início de época dos leões. O responsáve­l pelo futebol na lista de João Benedito destaca a importânci­a de “ser campeão” e não hesita em apontar a formação como o caminho certo para atingir este objetivo. “O Sporting começou bem o campeonato e isso é bom. Caso o João Benedito vença as eleições é sempre bom entrar num clube que está a vencer, pois assim será tudo mais fácil”, defende o brasileiro que não tem dúvidas em apontar o caminho do sucesso: “Nós queremos ganhar títulos regularmen­te. Lembro-me de que quando cheguei ao Sporting, o clube já não vencia um campeonato há 18 anos. Agora já vai em 16. A nossa ideia passa pela formação de atletas pois, no Brasil, o Sporting continua a ser conhecido como o maior formador de talentos. O nosso desejo é reestrutur­ar o clube de forma a utilizar mais jovens e, dessa forma, ser campeão.”

Mercado brasileiro

Nos últimos anos André Cruz tem trabalhado na área da formação, pelo que admite que o Sporting pode colher frutos do seu conhecimen­to do futebol jovem brasileiro. Contudo, o antigo central defende que os leões só devem trazer “os que fazem a diferença”.

“Nas conversas que tenho mantido com o João Benedito achamos que é necessário melhorar a captação. Para os brasileiro­s a adaptação a Portugal é muito mais fácil, pois não existe o problema da documentaç­ão. Depois há a língua e o próprio clima que também facilitam”, assume o antigo jogador, que também recusa a vinda de estrangeir­os por atacado: “Tenho seguido as academias de formação dos clubes de São Paulo como o Palmeiras e o Corinthian­s, mas temos de ser exigentes. A nossa ideia é priorizar os portuguese­s pois bons jogadores já existem aqui, só pretendemo­s trazer aqueles que possam fazer a diferença.”

Nos últimos anos o Benfica tem conseguido colocar mais jogadores nas seleções jovens, um cenário que o ex-jogador pretende inverter caso João Benedito seja eleito. “Para começar, tenho de entrar no clube e saber exatamente o que está a ser feito e o que é preciso melhorar. É preciso instituirm­os uma política de trabalho para voltarmos a ser a primeira equipa na formação de talentos. Precisamos de descobrir mais Ronaldos e Figos e, acima de tudo, melhorar o que temos de bom para ter mais jovens na equipa principal e nas seleções”, acrescenta André Cruz, que admite alguns melhoramen­tos em Alcochete: “É possível que sejam necessário­s mais campos.” *

“BONS JOGADORES JÁ EXISTEM AQUI, SÓ PRETENDEMO­S TRAZER AQUELES QUE POSSAM FAZER A DIFERENÇA”

 ??  ?? ATENTO. André Cruz tem trabalhado na formação
ATENTO. André Cruz tem trabalhado na formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal