Record (Portugal)

RECORDES VALEM UM MILHÃO

- NORBERTO SANTOS

Valor do máximo mundial é o mesmo para homens e mulheres na Maratona de Lisboade 14 de outubro

Há dinheiro para ‘segurar’ um recorde do Mundo em homens e mulheres, mas não há as mesmas verbas do passado para contratar grandes campeões. É este o cenário da 6ª edição da Maratona de Lisboa, que vai atribuir pela primeira vez

500 mil euros a quem bater o recorde mundial da maratona, em masculinos ou femininos, dia 14 de outubro.

Carlos Móia, presidente do Maratona, clube que organiza o evento, falou dos tempos difíceis por que passa para conseguir patrocínio­s para as suas competiçõe­s e louvou quem está com ele desde há muito tempo, dando uma palavra muito especial às câmaras municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, pois sem elas não teria sido possível levar por diante mais uma edição.

Para compensar este panorama, Móia garantiu a presença de dez atletas da elite para a prova se manter com o nível ‘ouro’ na Federação Internacio­nal, conferindo ao mesmo tempo uma projeção internacio­nal ao anunciar um prémio de meio milhão de euros a quem conseguir bater o recorde do Mundo.

“Que eu saiba, só a Maratona do Dubai é que oferecia mais dinheiro – um milhão de euros para o novo recordista masculino. Nós garantimos 500 mil euros de prémio, o que junto dá um milhão. E, pela primeira vez, as mulheres estão em igualdade”, acentuou Carlos Móia no seu discurso. Mesmo assim, é bastante apreciável o leque de inscritos a pouco mais de um mês do evento, e na primeira linha de favoritos teremos o italiano Yassine Rachik, medalhado com bronze no último Europeu em Berlim, e o regresso do queniano Ishhimael Bushendhis­h Chemtan, vencedor em 2017 desta maratona, não se devendo esquecer o etíope Girmay Gebru, que possui 2:05.49 horas na maratona ou o queniano Samuel Wanjiru, vencedor desta prova em 2014.

Do lado dos portuguese­s está garantida a entrada do benfiquist­a Hermano Ferreira, creditado com 2:13.28 horas.

No sector feminino foram anunciadas as presenças da etíope Gutheni Shone, candidata a bater o recorde da prova da sua compatriot­a Sarah Chepchirch­ir.

CARLOS MÓIA GARANTIU A PRESENÇA DE 10 ATLETAS DE ELITE PARA A PROVA SE MANTER COM O NÍVEL DE ‘OURO’

Transmissã­o garantida

A prova tem início em Cascais, às 8 horas, e chegada em Lisboa na Praça do Comércio, estando assegurada, à semelhança dos anos anteriores, a transmissã­o da corrida em direto pela RTP, daquela que tem sido considerad­a pela imprensa estrangeir­a como uma das 20 melhores maratonas mais bonitas do Mundo ou das 12 maratonas que merecem uma visita na Europa. *

 ??  ?? APRESENTAÇ­ÃO. A Maratona de Lisboa vai para a sua 6.ª edição
APRESENTAÇ­ÃO. A Maratona de Lisboa vai para a sua 6.ª edição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal