Record (Portugal)

SERENA EM FÚRIA

‘ ATACOU’ ÁRBITRO PORTUGUÊS OSAKA É A PRIMEIRA JAPONESA A VENCER UM GRAND SLAM

- JOSÉ MORGADO

Naomi Osaka choca Serena Williams e vence no US Open o seu 1.º Grand Slam

Naomi Osaka, de apenas 20 anos, entrou ontem para a história ao tornar-se no primeira japonês – homem ou mulher – a vencer um título do Grand Slam em singulares, ao conquistar o US Open, em Nova Iorque. Numa final que respirava história por todos os lados, com Serena Williams à procura de igualar os 24 títulos do Grand Slam (recorde absoluto) da australian­a Margaret Court, Osaka foi sempre superior e triunfou por 6-2 e 6-4, em pouco mais de uma hora, impondo o seu ténis agressivo e fazendo a Williams aquilo que normalment­e a norte-americana de 36 anos, ex-líder mundial, faz às suas adversária­s. Num encontro marcado por uma grande polémica a envolver Williams, o seu treinador e o árbitro português Carlos Ramos [ver pág. 47], Osaka foi capaz de manter a calma mesmo no meio do caos, ainda que o seu triunfo acabe por ficar um pouco afetado por essa situação, como de resto se acabou por perceber nas reações que a japonesa foi tendo.

Filha de pai haitiano e residente nos Estados Unidos desde quando ainda mal sabia andar, Osaka, que idolatrou Serena Williams desde jovem, torna-se a campeã mais nova deste torneio desde a russa Svetlana Kuznetsova, campeã em 2004 com apenas 19 anos. “Estou muito feliz. Sei que vo- cês [público] estavam todos a torcer pela Serena, mas obrigado por terem vindo assistir a este encontro”, confessou a nipónica no final do encontro, numa cerimónia de entrega de prémios muito estranha, tendo em conta todo o contexto que se vivera. Fã de Williams desde pequena, Osaka assume que este sempre foi o seu sonho. “Sempre disse que este era o primeiro Grand Slam que eu gostaria de ganhar. E defrontar a Serena na final foi algo que sempre quis. É difícil descrever aquilo que estou a sentir”, admitiu a japonesa.

S e re na Williams , também em lágrimas, tentou ser positiva. “Vamos aplaudir a Naomi e faz e r de s te momento algo p o - s itivo . Não que ro que ap up e m”, p e diu ao p úblic o do Ashe Stadium.

Nao mi Os aka s o ma 2 . 0 0 0 p o nt o s e vai s ub ir ao t o p 1 0 mundial ( 7 º p o s t o WTA) p e la primeira vez na c arre ira. A j ap o ne s a ganha ainda 3 , 3 milhõ e s de e ur o s e m p r é mio s mone t ár io s , o p r iz e mone y mais e le vado da his t ó r ia da modalidade.

 ??  ?? CAMPEÃ. Com sorriso tímido, Osaka ergueu o troféu de vencedora
CAMPEÃ. Com sorriso tímido, Osaka ergueu o troféu de vencedora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal