Record (Portugal)

O tempo é de renovação da Seleção

Vítor Baía

-

FERNANDO SANTOS ESTÁ A DEMONSTRAR MESTRIA NA FORMA COMO ESTÁ A GERIR ESTE PROCESSO O JOGO COM A CROÁCIA MOSTROU QUE TEMOS O FUTURO ASSEGURADO. PORTUGAL POSSUI UM CONJUNTO DE JOVENS VALORES QUE SÃO CAPAZES DE FORMAR UMA GRANDE EQUIPA NO FUTURO

Vão conturbado­s os tempos no futebol português, confirmand­o-se que o pior que existe no nosso futebol é o que se joga fora das quatro linhas. Não vou falar dessas questões, prefiro olhar com prazer para o futuro do futebol português, aquele que se joga nos relvados. Portugal é campeão europeu, e, por isso, alvo de atenções mundiais. Os olhos dos adeptos voltam-se para a nossa Seleção, que tão brilhantem­ente alcançou o título europeu e ainda o detém. Temos uma maior responsabi­lidade. Foi o campeão europeu que vi jogar contra a Croácia e com certeza aquele que vou ver amanhã no jogo com a Itália, a contar para a Liga das Nações, uma nova prova que visa preencher os calendário­s de competição.

Vivemos um tempo de renovação,

que está a ser feita com mestria por Fernando Santos. Pelos jogadores que vai lançando e com uma sapiência notável, porque conseguiu manter os jogadores com experiênci­a, como Pepe, William e Rui Patrício, e apostar em jovens valores, como Bernardo Silva, Rúben Dias, Rúben Neves e tantos outros que vimos neste particular com o vice-campeão do Mundo. Foi agradável ver uma seleção a jogar bem, descomplex­ada, dinâmica, e com mui- ta vontade de mostrar o bom futebol que a Seleção joga. O resultado será o menos importante; a conclusão é mais agradável do que tudo o resto, te- mos o futuro assegurado. Portugal tem um conjunto de jovens valores que são capazes de formar uma grande equipa e de se preparar para as grandes competiçõe­s, com a certeza de que temos qualidade e que seremos capazes de enfrentar os grandes desafios. Uma seleção que não teve Cristiano Ronaldo, e não há dúvidas de quanto a Seleção ganha com ele em jogo, mas que também demonstrou que sabe jogar sem ele. E, inevitavel­mente, um dia isso terá de acontecer. Enquanto Ronaldo não acaba, e há de estar ainda longe esse dia, vamos contando com ele, estando muito perto até de se consagrar mais uma vez como o melhor do Mundo, se houver justiça, como acredito que acontecerá.

Arenovação na Seleção era necessária e estamos a assistir a

um momento histórico, porque está a acontecer com muito equilíbrio, com dignidade para quem deixa de a representa­r, com confiança nos novos jogadores de uma seleção que se quer sempre competitiv­a. Não é uma renovação abrupta, do género cortar rapidament­e com o passado, mas uma renovação paulatina, como se quer quando se pretende ter sucesso.

AFPF está a fazer um trabalho que nos deve orgulhar a todos.

São muitos os maus exemplos de renovações mal feitas na história do futebol. Não errar já é uma vitória, num país onde muitos se esquecem da responsabi­lidade de tratar este desporto com dignidade e seriedade. Com profission­alismo também e, já agora, com amor, porque a Seleção merece que a tratem com amor.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal