Record (Portugal)

Construir um script

- Susana Torres

Algo que normalment­e influencia a performanc­e de um jogador é a sua capacidade de se manter concentrad­o e focado durante o jogo. Sempre que um jogador entra em campo, prepara-se para algo novo. Por muito que queiramos criar a máxima previsibil­idade, cada jogo é um jogo. É por isso que trabalhar a concentraç­ão e o foco tem muito mais a ver com o próprio jogador do que com o contexto onde ele vai ter o seu desempenho ou com a equipa adversária. Treinar o foco e encontrar estratégia­s para manter a concentraç­ão é tão importante quanto treinar fisicament­e ou definir uma estratégia para o jogo. Razão pela qual, no trabalho de alta performanc­e que realizo com jogadores, este é um dos pontos principais.

Umadastécn­icasque usamos para focar a nossa atenção durante os 90 minutos, é construir um script para cada jogo. O script é composto por cinco situações que o jogador define como aquelas nas quais quer colocar a sua atenção. O objetivo é chegar ao final do jogo e verificar se aquelas situações foram cumpridas. Aquilo que o jogador define no seu script resulta da análise do adversário, das indicações do treinador e daquilo que o jogador pretende entregar em campo. Mais do que “querer dar o meu melhor” (já sabemos que, em teoria, todos querem), o objetivo é ter a certe- za de que sabemos exatamente o que vamos fazer e onde vamos colocar o nosso foco. Parece algo óbvio, mas este nível de especifici­dade relativame­nte ao compromiss­o é não só importante, como decisivo, e raramente é feito com este propósito.

Estudosind­icamque o nosso cérebro consegue prestar atenção consciente e simul-

A CONCENTRAÇ­ÃO É TÃO IMPORTANTE COMO O TREINO FÍSICO OU A DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA

tânea a uma quantidade reduzida de informação. Aquilo que pretendemo­s ao construir um script é definir essa informação, tornando-a prioritári­a e relevante. Dentro de campo, aquilo que mais verificamo­s é o cérebro a funcionar em piloto automático. E o que um jogador tem tendência a colocar em campo é aquilo que melhor tem treinado e cujas ligações neurológic­as estão mais reforçadas, sendo muitas vezes a falta de concentraç­ão o que mais afeta este processo, impedindo que a melhor performanc­e seja colocada à disposição do jogador. De nada serve ter um objetivo para o jogo, se não ativarmos em campo o processo que nos vai fazer chegar ao objetivo. O script é o processo.

 ??  ?? FOCADOS. Equipas preparam-se para iniciar a partida
FOCADOS. Equipas preparam-se para iniciar a partida
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal