Record (Portugal)

A importânci­a de um clássico

- Nuno Encarnação Gestor OU BENFICA

Escrevo este artigo ainda sem saber o resultado do jogo do Porto na Champions.

Reflito assim, a quatro dias de distância, sobre o próximo Benfica- Porto e sobre a importânci­a do mesmo.

Todos sabemos, que, em condições normais, um destes dois clubes será o campeão nacional no final da época. O valor destes dois plantéis supera, e muito, os dos plantéis dos clubes rivais.

Porto e Benfica chegaram a um ponto que para continuare­m na primeira carruagem do futebol europeu, têm de ser campeões todos os anos. Um segundo lugar, acarreta o risco de terem de jogar duas pré-eliminatór­ias da Champions, repartidas em quatro jogos, que condiciona­m os meses de Julho e Agosto. Veja-se o que aconteceu ao Benfica este ano.

Sabemos ainda que qualquer um destes clubes tem a necessidad­e suprema de garantir os cerca de 42M€ que a entrada na Champions lhes dá.

As condições financeira­s dos clubes degradaram-se nos últimos anos, a banca deixou de ser financiado­r, as obrigações pagas a juros altíssimos são uma das poucas formas caras de o fazer.

Aparticipa­ção em palcos destes, não só garante um encaixe financeiro anual que nenhum patrocinad­or trará, como também um natural fluxo de vendas de jogadores que esta montra de luxo costuma trazer. Não vale a pena desvaloriz­ar os clássicos como alguns treinadore­s o fazem, com a ideia de que os mesmos nada decidem. Decidem sim, decidem 3 pontos, decidem lideranças, decidem confiança, decidem estatuto e decidem o futuro financeiro de cada clube.

As vitórias do Porto na Luz, felizmente, não são coisas estranhas nestas últimas duas décadas.Peseiro e Conceição já lá ganharam, Lopetegui e Espírito Santo não perderam.

TODOS SABEMOS QUE EM CONDIÇÕES NORMAIS O CAMPEÃO SERÁ PORTO

Pesem embora as lesões de última hora, o Porto tem obrigação de jogar sempre à Porto e de sair com um resultado à Porto. Para mim, Porto significa vitória. “Vitória” é sinal de derrota ou empate, uma vez que nunca terá ganho um clássico até então.

Os jogadores do Porto têm de ter a cabeça no lugar e estarem absolutame­nte concentrad­os no jogo do primeiro ao último minuto. Conceição será fundamenta­l neste particular junto à linha.

125 anos depois da sua fundação, os jogadores deste plantel têm a noção que uma vitória na Luz significa sempre muito para qualquer adepto.

O clube agradece e nós também.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal