Record (Portugal)

A maldição de Luisão

-

O FC Porto mostrou ontem muita saúde física e futebol alegre. Marega marcou um golo e falhou vários. Na defesa, este Porto mostra-se menos sólido do que num passado recente, mas a responsabi­lidade não é dos homens da defesa. É no meio-campo, na docilidade de Otávio e Brahimi quando não têm a bola, que nasce toda a inseguranç­a a desaguar na área de Casillas. Só a frieza do espanhol salvou os portistas da partilha ou perda total dos milhões em jogo.

Estamos em contagem decrescent­e para o grande clássico de

domingo. O Benfica joga em casa mas está destroçado no centro da defesa.

Com as lesões, castigos e erros

que assolam os centrais do Ben- fica, já há quem fale da maldição de Luisão. Não bastava a de Béla Guttmann, junta-se agora a de Luisão.

Retomemos o tom sério,

a saída de Luisão talvez tenha sido precipitad­a, a julgar por tudo o que se passou desde aquela desoladora homenagem em que faltou o mais importante ingredient­e do futebol – o calor dos adeptos. Veremos que equipa monta Rui Vitória para enfrentar o FC Porto. Voz de comando na defesa não haverá, esse é já um dado certo.

Naressaca da saída do enorme capitão,

alguns benfiquist­as ilustres colocaram-se em bicos de pés, reivindica­ndo o seu pedaço de protagonis­mo na vinda de Luisão para o Benfica. Luisão foi seguido no Brasil por contactos de José Veiga e foi este empresário quem convenceu o Benfica a apostar naquele jovem esguio, com excecionai­s agilidade e velocidade para os seus 195 centímetro­s. Vieira já era o homem forte do futebol da Luz, Vilarinho preparava-se para abandonar a presidênci­a. Estes são os factos. Logo depois, Vieira passou a presidente e Veiga foi o homem-forte do futebol até entrar em rota de colisão com o presidente. Desde então, Luisão e Vieira consolidar­am uma forte relação profission­al, que torna possível projetar uma aposta em Luisão para áreas técnicas num futuro próximo.

O Sporting ouviu assobios do seu público numa vitória

segura frente ao Marítimo. Peseiro tem toda a razão ao pedir apoio até final. Não é muito compreensí­vel este esfriar de esperança na equipa, quando não há qualquer razão para tal. O futebol do Sporting ainda não encanta, mas vai somando pontos. Já foi a Braga e à Luz e está lá em cima na luta pelo título. Então de que se queixam os adeptos? De já não terem como líder um louco que prometia a lua e depois, quando lá não chegava, apontava culpados entre os pobres terráqueos? Têm saudades dos folhetins com Ornelas e filhas desapareci­das? Por vezes não dá para entender o que pretendem as pessoas quando integram multidões.

A nova estrutura do Sporting

mostra-se responsáve­l, ambiciosa, exigente e civilizada. Talvez precise de mais músculo e talento para comunicar com as bases.

O BENFICA JOGA EM CASA COM O FC PORTO MAS ESTÁ DESTROÇADO NO CENTRO DA DEFESA A SAÍDA DO BRASILEIRO TALVEZ TENHA SIDO PRECIPITAD­A, A JULGAR POR TUDO O QUE SE PASSOU DESDE AQUELA DESOLADORA HOMENAGEM EM QUE FALTOU O MAIS IMPORTANTE: CALOR DOS ADEPTOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal