Record (Portugal)

Direitos fundamenta­is

- Sérgio Krithinas Editor

Bruno de Carvalho, como dirigente e até como cidadão, pisou demasiadas vezes o risco da educação e da urbanidade. É um homem que, mesmo para muitos que não o conhecem pessoalmen­te, parece arrogante, irritante, irascível e mais alguns adjetivos pouco abonatório­s. Mas isso não o pode diminuir aos olhos da Lei e de quem a aplica. Porque o que os tribunais terão de decidir é apenas uma coisa: é ou não responsáve­l pelas agressões de Alcochete?

O princípio dapresunçã­o de inocênciad­eve ser aplicado da mesma forma que se aplica a qualquer outro cidadão – ou, no caso do futebol, a qualquer outro dirigente. Bruno de Carvalho foi detido em casa, perante a família, num domingo, e hoje,

BRUNO DE CARVALHO PODE SER UMA PESSOA IRASCÍVEL MAS ISSO NÃO O PODE DIMINUIR AOS OLHOS DA LEI

quarta-feira, ainda não foi submetido a interrogat­ório pelo juiz de instrução. Não é, segurament­e, o primeiro arguido nesta condição, mas é um daqueles pisões sobre os direitos dos cidadãos que custam a entender.

Aacusação de terrorismo, um ‘sound bite’ que fica sempre bem, é difícil de entender e ainda mais difícil de imaginar que possa a vir a ser provada. Aos ouvidos de leigos, terrorismo é algo diferente – e bem mais grave – do que o sucedido a 15 de maio em Alcochete. Mais um indício de que os investigad­ores pretendem, mais uma vez, ter opinião pública do seu lado, como que fazendo um julgamento popular antes do que irá ocorrer em tribunal.

No meio de tudo isto, há o Sporting. O clube – sócios e adeptos – são as principais vítimas de tudo o que ocorreu. As consequênc­ias poderão demorar anos a serem ultrapassa­das.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal