Record (Portugal)

O que mais é preciso?

Luciano Gonçalves

- CASTIGOS EXEMPLARES

Este espaço já foi várias vezes usado para denunciar e apontar casos de agressões a árbitros, uma realidade muito mais frequente e transversa­l do que muitos dos adeptos imaginam. Mas os idiotas não conseguem parar de nos surpreende­r e, esta semana, fomos todos chocados com o sucedido após um jogo de juniores (atenção, miúdos com menos de 19 anos!) nos Distritais de Braga. Desta vez não foi uma agressão em campo, a quente; desta vez foi uma emboscada após o jogo por alguns jogadores e uma ‘visita’ do pai de um deles à casa do árbitro no dia seguinte, com ameaças claras.

Se estes acontecime­ntos não são suficiente­s para que o país futebolíst­ico pare para pensar um pouco, então não sei o que é mais preciso. O ár-

A APAF TUDO IRÁ FAZER PARA PRESTAR APOIO A ESTE JOVEM E LUTAR POR

bitro ameaçado é um jovem de 21 anos, estudante universitá­rio, pouco mais velho do que qualquer um dos jogadores que esteve em campo. Tal como eles, um miúdo. Que a partir de agora terá de viver a olhar por cima do ombro, com receio do que lhe possam fazer a qualquer momento.

Já são várias as situações de agressão a árbitros nesta época. São crimes públicos, mas quase sempre desvaloriz­adas até pelos próprios juízes em tribunal, pois as penas que têm sido aplicadas são pouco mais do que simbólicas. Tal como em todos os outros casos, a APAF tudo irá fazer para prestar apoio a este jovem e lutar por castigos exemplares. Ao mesmo tempo, continuare­mos a desafiar as várias instituiçõ­es para uma iniciativa nacional que vise sensibiliz­ar toda a gente para este problema. Até agora, infelizmen­te, as instituiçõ­es responsáve­is não respondera­m ao desafio, mas não desistirem­os.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal