Record (Portugal)

A (VAR)iados e de difícil reparação

- José Manuel Freitas Jornalista

SPORTING TEM TUDO PARA SE ORGULHAR DO SEU ECLETISMO! A ARBITRAGEM ESTÁ NOVAMENTE NAS RUAS DO DESCRÉDITO. SEM SURPRESA. NÃO SE RECUPERA EM FRENTE A TELEVISORE­S QUEM NUNCA TEVE MUITO JEITO PARA A FUNÇÃO

Já não bastavam as múltiplas situações que desde há um par de meses abalam o futebol português – uma delas, assim se deseja, pode ficar clarificad­a já amanhã –, e eis que nos voltam a cair no prato da sopa umas quantas desconfian­ças sobre algumas arbitragen­s. Com o Benfica a carregar, justificad­amente, no acelerador, como aconteceu no passado com o FC Porto, justificad­amente, de prego a fundo. Só que naquele tempo não havia VAR e agora há, o que torna a situação muito delicada para os responsáve­is do sector/FPF. Face ao que se passou nos recentes jogos destes dois clubes, não restam dúvidas quanto a duas questões: houve (há) responsáve­is que se convencera­m de que ex-árbitros com pouco jeito para a função conseguiri­am limpar a imagem em frente a vários televisore­s; como diria o sempre recordado Fernando Marques, a jarra faz muito bem a árbitros no ativo, mas com uma tendência inacreditá­vel para desacredit­ar o jogo.

Naquilo que ao VAR diz respei

to, continuo a acreditar que esta ferramenta pode (deve) ser fundamenta­l, mas assim, com o que se vai vendo, o seu restauro parece de difícil resolução – um problema que podia ter sido atalhado se tivesse sido aberto concurso público e a que até devia ter acesso gente da arbitragem, com créditos, mas afastada sabe-se lá porquê. Assim, se não houver uma vaga de fundo, não se prevê nada de bom. Num outro plano uma palavra para o ecletismo leonino: 30 títulos europeus é obra! O derradeiro no judo. Sim, com dois mongóis. Mas nisto do Desporto já vi coisas bem mais ‘arrepiante­s’…

Marega Teve início de época atribulado, mas o campeão não pode prescindir dos seus atributos. Como se viu frente ao Portimonen­se, marcando dois golos decisivos.

Bas Dost Tem menos cinco jogos na Liga, mas foi fazendo o que sabe e já lidera a tabela de goleadores. Se dúvidas houvesse quanto ao seu regresso a Alvalade…

Bruno Fernandes Está de volta o

melhor jogador da última Liga. Na era Keizer os seus números são valiosos: 4 jogos, 4 golos, 4 assistênci­as. De craque!

Jonas Também só participou em 7 dos 12 jogos da Liga, mas já lá moram quatro golos. Vários a valerem pontos preciosos. Como aconteceu em Setúbal. Jogador top!

Tiago Fernandes Depois do que

fez no Sporting estava escrito que a sua oportunida­de chegaria. Será em Chaves. Tarefa difícil, mas a confirmar-se o que já provou…

Diogo Jota Quatro dias de sonho: obteve o golo da vitória frente ao Chelsea, marcou e deu a marcar no triunfo em Newcastle. Jogador fundamenta­l para NES!

Sporting de Braga Caminham

para o fim os dois anos de domínio do futebol feminino sportingui­sta? Parece que sim, mérito minhoto, muito melhor, domingo, no reino das leoas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal