Record (Portugal)

Renato Sanches e Tarantini

-

Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Renato Sanches é um jovem e prometedor futebolist­a, em princípio de carreira, a jogar no prestigiad­o Bayern Munique.

Tarantini é um jogador em fim de carreira no Rio Ave.

Aparenteme­nte, Renato e Tarantini nada têm em comum, para além de exercerem a mesma profissão. A realidade é que têm muito a ver um com o outro, muito mais do que pode parecer, à primeira vista.

Os media fotografar­am Renato Sanches ao volante do seu novo Lamborghin­i, que, segundo dizem, terá custado mais de 280 mil euros.

E é aqui que entra o Tarantini. Ele tem voltado as suas atenções para o ‘after life’ dos profission­ais de futebol, apercebend­o-se de uma triste e pungente realidade, que é a impreparaç­ão da esmagadora maioria, para planificar, a tempo e horas, a sua vida futura.

Fui confrontad­o com essa realidade quando constatei que o João Morais, o tal que dá o nome a esta crónica e a quem o Sporting deve o seu único troféu europeu de futebol profission­al, no final da sua vida tinha um emprego digno, mas muito modesto, de fiscal municipal, em Vila do Conde; depois disso, são conhecidos os inúmeros casos, até já publicamen­te assumidos, de ex-futebolist­as que por motivo de prodigalid­ade ou da roda da fortuna, se encontram na miséria.

Tarantini preparou-se academicam­ente, escreveu um livro, faz palestras e tem um site, denominado sugestivam­ente ‘A Minha Causa’; debruçou-se sobre as causas dessa desoladora realidade, que é internacio­nal (na Premier League, dois em cada cinco ex-jogadores experiment­am dificuldad­es finan-

FAÇO UM DESAFIO AO RENATO SANCHES: COMPRE E LEIA O LIVRO DO TARANTINI

ceiras, no máximo de cinco anos após se retirarem) e tem conselhos a dar.

Eu sei que o Sindicato dos Jogadores tem desenvolvi­do uma atividade meritória nesta área, mas fazia ao Renato Sanches um desafio, que é o de comprar e ler o livro do Tarantini; depois, se não se quiser desfazer do Lamborghin­i, enquanto ele ainda vale alguma coisa, não será por não ter sido avisado.

Tarantini deverá passar a ser conhecido pelo seu nome real, que é Roberto Monteiro, porque ele já nada deve ao futebol, antes, é o futebol que já muito lhe deve.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal