Record (Portugal)

A bola não entra? Despede-se o treinador

-

Hoje apetece-me escrever sobre treinadore­s, os elos cada vez mais fragilizad­os nas estruturas dos clubes de futebol, na maioria dos casos, vítimas da visão tacanha de dirigentes que não admitem os erros estruturai­s que eles próprios cometeram e que, em vez de os corrigirem, optam pela solução mais fácil. O caso mais recente aconteceu com Miguel Cardoso, despedido do Celta de Vigo. Um clube que construiu uma equipa à volta de Iago Aspas e que, quando este se lesionou, não soube encontrar alternativ­a que, pelo menos, minimizass­e a ausência do seu melhor jogador. De nada serviu a Cardoso ter os jogadores do seu lado e estes terem sucessivam­ente declarado estar “hasta la muerte” com ele. Nem ter “recuperado” aqueles que eram “homens da casa” e “capitães” de equipa que tinham sido marginaliz­ados. Os resultados falaram mais alto e, claro, os responsáve­is pela construção de uma equipa frágil e sem qualidade tomaram a solução mais fácil –treinador para a rua.

Este tipo de comportame­nto de alguns dirigentes leva a que me interrogue sobre o futuro próximo de alguns treinadore­s em Inglaterra, como o de Klopp, caso não vença a Premier, ou o de Pochettino, que já vai a dez pontos do líder; e o que acontecerá a Ancelotti, na Serie A, onde o seu Nápoles já vai com 16 (!) pontos de atraso para a Juve? E em La Liga, onde o Real tem 12 pontos de atraso face ao Barcelona e Solari parece ter já guia de marcha.

Será que todos estes –e muitos outros que não cabem no espaço desta pequena coluna - serão ‘sacrificad­os’, variando as justificaç­ões de acordo com os argumentos mais convenient­es? Será, de facto, a ‘solução’ mais simples mas, interrogo-me, será mesmo a ‘solução’? Ou esta passa por tornar-se um clube onde toda a estrutura, desde presidente a roupeiro passando, obviamente, por jogadores e treinadore­s, fale toda a uma só voz, reme toda para o mesmo lado e na qual se perceba que o insucesso está à espreita quando um jogador for mais importante do que o clube? Neste caso, os resultados podem não ser imediatos, mas o sucesso acabará por lhe bater à porta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal