Record (Portugal)

ALEX TELLES NEM SEQUER ABRANDA

- ANDRÉ MONTEIRO

Sempre que a bola rola num jogo do FC Porto, é provável que Alex Telles esteja em campo. O lateral-esquerdo, de 26 anos, é um autêntico ‘papa-léguas’ entre os dragões, somando 90 por cento (!) dos minutos oficiais disputados pela equipa desde que chegou à Invicta, em 2016. Em alguns jogos ao longo das últimas semanas, o brasileiro deu pontualmen­te sinais de cansaço, mas não parou... nem se perspetiva que venha a abrandar. Chegado à Invicta no arranque da temporada 2016/17, Alex Telles tomou conta do lugar mais à esquerda da defesa desde o primeiro dia. A sua fiabilidad­e em todos os momentos do jogo, incluindo-se aqui o facto de ser especialis­ta na cobrança de bolas paradas, fizeram do canhoto porventura o mais indiscutív­el de todos os titulares nestes dois anos e meio.

Neste período, o FC Porto disputou um total de 143 partidas e Alex Telles marcou presença nuns impression­antes 130 encontros... e sempre no onze. A confiança que Nuno Espírito Santo depositava e que Conceição continua a ter nas suas capacidade­s é tal que o brasileiro só foi substituíd­o por três vezes, uma delas por lesão. Ao todo, em 12.960 minutos disputados pelos dragões desde a sua chegada, Alex Telles esteve em campo em 11.644 deles, os tais 90 por cento de aproveitam­ento.

Sem grande surpresa, o número 13 portista esteve sempre no top 3 dos jogadores mais utilizados em cada época: em 2016/17 foi 3º, atrás de Felipe e Marcano; na última época ocupou o topo, à frente dos mesmos centrais; e na atual temporada, apesar de Herrera ter até mais um jogo realizado, volta a repetir a liderança da hierarquia. Com 42 jogos disputados pelo FC Porto até ao momento esta época, Alex Telles conta 40, ficando no banco na visita a Vila Real para a Taça de Portugal e assistindo da bancada à receção ao Varzim, a contar para a Allianz Cup. Todos os demais duelos contaram com o canhoto em campo e, salvo alguma contraried­ade física que venha a sofrer, esta continuará a ser a regra até ao final da temporada, abrindo-se assim a possibilid­ade de, pela primeira vez desde a sua chegada à Europa, vir a realizar 50 partidas num só ano.

Os números comprovam que Alex Telles é mesmo rei e senhor do lugar de lateral-esquerdo e Jorge, que está de saída do FC Porto, foi a sua mais recente vítima. A concorrênc­ia interna nunca foi par para o brasileiro, que deixou sempre em segundo plano Layún e manteve a ‘longa’ distância alternativ­as menos sonantes para o posto, como os jovens que foram passando pela equipa B.

Desde que chegou, em 2016, ninguém somou mais minutos do que ele. São 11.644 em 12.960 possíveis MUITOS LUGARES NO ONZE JÁ CONHECERAM VÁRIOS DONOS DAÍ PARA CÁ, MAS O BRASILEIRO ELIMINOU TODA A CONCORRÊNC­IA

Felipe anda perto

No que concerne à pura relevância dos números, Felipe, que chegou na mesma época de Telles, tem uma utilização muito semelhante à do seu compatriot­a – aliás, contabiliz­a somente menos 20 minutos e um jogo em campo. Mas o que os distancia, e muito, é o desgaste físico das suas funções. Felipe, como é normal, tem um envolvimen­to ofensivo muito mais residual. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal