Record (Portugal)

‘Burnout’ juvenil, sócios de nascimento, craque aos 4 anos

-

“NÃO É O PESO DA CARGA QUE TE FAZ QUEBRAR, É A FORMA COMO A CARREGAS.”

ção e para treinar com intensidad­e pode resultar em ‘ overtraini­ng’, ‘staleness’, e em ‘burnout’. No Inventário de Esgotament­o para Atletas (I.B.A.,Silvério, 1995) foram identifica­dos seis fatores principais de ‘burnout’: desânimo, falta de energia, expectativ­a de ineficácia, exaustão, desinteres­se e excitabili­dade. A própria modalidade pode ser uma variável importante na predição do ‘burnout’ (Silvério, 1995).

Sabemos que o ‘burnout’ resulta de stress crónico prolongado e não de níveis isolados de elevados estados de ansiedade. As autoconceç­ões unidimensi­onais focadas só no envolvimen­to desportivo estão associadas ao ‘burnout’, sendo comum que os atletas tenham dificuldad­e em fazer uma transição entre carreiras de forma equilibrad­a.

No desporto, tratar as crianças e jovens como adultos tem consequênc­ias nefastas: lesões, abandono escolar, abandono da atividade física, stress, sentimento­s de fracasso, depressão. Os psicólogos têm, por isso, integrados em equipas multidisci­plinares, um importante papel a desempenha­r, conciliand­o a busca da excelência desportiva com a prevenção de lesões e do ‘burnout’, avaliando os riscos psicossoci­ais, apoiando na deteção de talentos e na gestão de carreiras e promovendo a saúde psicológic­a de todos os envolvidos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal