Record (Portugal)

“Bruno Lage está a provar que é um grande treinador”

-

No escalões de formação do Benfica – iniciados e juvenis – foi treinado por Bruno Lage. Que memórias guarda dessas temporadas no Seixal?

FC – Acredito que o Bruno Lage continua a ser a mesma pessoa... Naquela altura, já tinha métodos de trabalho muito evoluídos. É um treinador que gosta de futebol e as equipas dele vão apresentar sempre um modelo de jogo muito ofensivo. Gosta de trabalhar muito os aspetos táticos. Lembro-me que havia um ano onde jogávamos com um extremo-esquerdo, apoiado por um médio-ofensivo e sem um extremo-direito. Trabalha muito os aspetos táticos e simula todas as possibilid­ades que podem acontecer durante um jogo. Naquela altura, já era um treinador muito exigente, que se relacionav­a bem com os jogadores, mas não tem problema nenhum em ‘chamá-los à terra’. Nos dois anos em que fui treinado por ele, conseguimo­s ser campeões nacionais. É um grande treinador e está a provar isso mesmo no Benfica.

Conseguia imaginar, naquela altura, que Bruno Lage poderia chegar a treinador principal do Benfica?

FC – Mais do que os jogadores imaginarem esse cenário, acredito que foi algo em que ele sempre acreditou. Mesmo quando saiu do Benfica, para abraçar uma experiênci­a no estrangeir­o, penso que o fez para adquirir outros conhecimen­tos antes de regressar. Via-se na forma como trabalhava e na ambição que demonstrav­a que iria treinar uma equipa de topo.

Os últimos dias ficaram marcados pela notícia da morte da mãe de David Veiga, júnior do Sp. Braga. O Fábio acompanhou uma situação similar no Benfica, vivida pelo João Cancelo. Como é que os jogadores podem ajudar um colega neste tipo de situação?

FC – Em primeiro lugar, gostaria de enviar uma palavra de força, de todo o grupo do Santa Clara, para o David Veiga e para a família dele. Infelizmen­te, vivi esta situação com o João Cancelo, que é o meu melhor amigo no futebol. A melhor maneira de lidar com este problema é estar sempre presente. Mesmo que a pessoa em causa não queira, é preciso estar lá para ela. Haverá dias bons e dias maus. Provavelme­nte mais dias negativos. Mas é preciso apoiar e dar o máximo de força possível. *

“NAQUELA ALTURA, JÁ TINHA MÉTODOS MUITO EVOLUÍDOS. GOSTA DE TRABALHAR MUITO OS ASPETOS TÁTICOS”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal