Record (Portugal)

Kikas e Vasco Ribeiro avançam em Santa Cruz

-

Frederico Morais (Kikas) e Vasco Ribeiro confirmara­m o estatuto de favoritos ao entrarem ontem a vencer no Pro Santa Cruz, etapa de categoria 3000 do circuito mundial de qualificaç­ão (QS) da World Surf League (WSL).

Ainda com condições difíceis, mas já a permitir algumas oportunida­des aos atletas, Vasco Ribeiro competiu logo no 1º heat da manhã, alcançando 12.23 pontos (num total de 20 possíveis), deixando para trás o francês Paul Cesar Distinguin, o sul-africano Slade Prestwich e o irlandês Gearoid McDaid. “Não quero deixar tudo para o fim, como no ano passado. Tive alguns bons resultados, mas não consegui ser consistent­e o suficiente e fiz alguns erros durante o ano. Em 2019, quero começar forte e manter o ritmo. Já tenho alguma experiênci­a no QS e agora é apenas tratar de fazer um ano consistent­e”, disse Ribeiro. Já Frederico Morais foi 2º no seu heat, com 9.80 pontos, atrás do espanhol Andy Criére, mas à frente do norte-americano John Mel e do francês Ugo Robin. Na 5ª ronda, Vasco Ribeiro vai ter pela frente o francês Tim Bisso e os brasileiro­s Theo Fresia e Vítor Mendes. Já Kikas terá como adversário­s o australian­o Mitch Crews, o brasileiro Lucas Silveira e o espanhol Ruben Vitoria. Os restantes surfistas portuguese­s, Guilherme Fonseca e Nic Von Rupp, foram eliminados na jornada de ontem.

Nazaré candidata

Sete ondas surfadas na Nazaré estão nomeadas para várias categorias dos prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf (WSL), que serão revelados no dia 2 de maio. Além das nomeações para atletas por ondas surfadas na praia portuguesa, o português Alex Botelho está entre os cinco nomes finalistas ao prémio de queda do ano (‘wipeout’), registado em Jaws, no Havai, em 26 de novembro de 2018, numa categoria que inclui ainda o australian­o Russell Bierke na Nazaré, em janeiro deste ano. *

 ??  ?? FAVORITO. Frederico Morais passou à 5.ª ronda
FAVORITO. Frederico Morais passou à 5.ª ronda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal