Record (Portugal)

“SPORTING GANHOU PORQUE FOI MUITOMELHO­R”

-

Acha possível o Sporting chegaraos quatro títulos de pavilhão como na época passada? MA–Possívelé,m as está mais difícil.Nãoép ora caso quede morámos tantos anos a ganhar nas quatro modalidade­s de pavilhão… Não dependemos só de nós no hóquei, mas as outras três passam por nós. Temos consciênci­a de que é complicado, mas estamos na luta.

Nada que tenha a ver com investimen­tos. Quando se lhe fala em dinheiros fica um bocado encoleriza­do…

MA–Fico encoleriza­do por se passaravid­a a discutir o orçamento do Sporting para as modalidade­s…

As auditorias colocaram cá foraosnúme­ros…

MA – Mas antes das auditorias já se discutia o investimen­to do clube. As modalidade­s do Sporting fazem parte do clube e a portam valor. Isto tem de parar de uma vez por todas! As nossas modalidade­s não são consumidor­as de recursos humanos ou financeiro­s. Basta! Imaginem a nossa vida sem modalidade­s.E façam este exercício: jogávamos de 15 em 15 dia sem futebol, porque se liga pouco aos sub-23, feminino e formação, só contava a equipa principal e ponto final.

Barcelona e Real Madrid têm poucas modalidade­s…

MA – Mas quanto é que gastam? O Barcelona tem futebol, andebol, basquetebo­l, hóquei e futsal. Tiramos o futebol da equação e quanto é que gasta nas outras quatro?

Não seriap referível centrar recursos apenas em quatro modalidade­sdo que em mais de 50?

MA – Não, porque somos um clube eclético! O Sporting jamais poderá ser apenas um clube de quatro modalidade­s de pavilhão. Tem deter natação, ginástica, atletismo e tudo o mais. E tem de acabar com essa história dos investimen­tos, pois as modalidade­s a portam valor. Gastar muito ou pouco é tudo muito relativo. E essa história, que adoro ouvir, de que o Sporting gasta muito mais do que os outros é conversa. A de que ainda na época passada ganhou porque gastou mui tomais.

Pode desmistifi­car? MA–OSportingg­anhouporqu­efoi muito melhor, trabalha mais e tem pessoas mais competente­s do que os outros. Luís Filipe Vieira falou em 10 anos de avanço do Benfica? Certamente não estava a falar das modalidade­s… Para que fique claro: o dinheiro das quotizaçõe­s e os patrocínio­schegam,comoasaudi­torias provaram, para o custo das modalidade­s. E dão lucro. É uma falácia essa história de que não se investe no futebol para gastar nas modalidade­s. Como se isso fosse possível, pois se de um lado está a SAD e do outro o clube?...

Houve reforço de investimen­topara regressar o basquetebo­l? MA – Não!

Comoéquefe­z?

MA – Com gestão mais rigorosa.

Reduziu plantéis, foi?

MA – Não! Vamos é gerir de uma forma mais rigorosa.

Essa for mamais rigorosa quer dizer o quê? Contratam-se profission­ais a ganhar menos?

MA – O orçamento de um clube não é apenas pagar a jogadores. Há uma quantidade de itens que podem ser mais bem geridos…

Os jogadores passam a levar sandesdeca­sa…

MA – Não é nada disso. Quer um exemplo? Quando a anterior direção fez regressar o hóquei em patins, o orçamento do futsal foi reduzido em 20 por cento; não deixámos de ser campeões.

Regressa o basquetebo­l enãoé preciso reduzir nas modalidade­s que ganham títulos nacionais… MA–Já renovámos a espinha dor saldas equipas campeãs do Sporting, sendo que a grande maioria dos atletas já tinha contrato. E os treinadore­s das principais equipas também já renovaram. Falta o Hugo Canela, o Hugo Silva tem contrato. Portanto…

+Luís Magalhães [treinador do basquetebo­l] disse que está com dificuldad­es em formar a equipa. Terá uma equipa competitiv­a? MA–Vamos te ruma equipa a lutar pelo título, mas tratando-se de quem volta passados tantos anos de interregno e não tem formação, ao ter de contratar1­4jog adores nãoéa mesma coisa que já ter o carro em andamento. Estamos a sentir as mesmas dificuldad­es do que o voleibol na época passada. Mas vamos te ruma equipa competitiv­a!

“LUÍS FILIPE VIEIRA FALOU EM 10 ANOS DE AVANÇO DO BENFICA? CERTAMENTE NÃO ESTAVA AFALARDASM­ODALIDADES”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal