Record (Portugal)

VOAR BEM ALTO NA RETA DA META

- CRÓNICA DE ANDRÉ GONÇALVES

AVES MAIS PERTO DA PERMANÊNCI­A Vitóriacor­reembuscad­o apuramento­europeu,mas viveuumano­itesemrigo­r neminspira­ção PRIMEIRACO­NSEQUÊNCIA­DESTE RESULTADO FOI A DESCIDA MATEMÁTICA DO FEIRENSE, AINDA ANTES DE IR A JOGO

Terá sido uma das piores exibições do Vitória e uma das melhores do Aves na temporada. Os vimaranens­es vinham de quatro triunfos seguidos em casa, mas ontem não houve inspiração nem rigor para manter a boa forma no D. Afonso Henriques, onde não perdiam desde a 18ª jornada. O Aves foi feliz, fez por isso, e conseguiu três preciosos pontos, que deixam a equipa com uma vantagem de seis pontos em relação à zona de descida, de onde já não sairá o Feirense, matematica­mente despromovi­do.

O Vitória entrou muito tímido e errático e o golo de Derley (9’), já depois de uma ameaça de Jorge Fellipe, foi o primeiro murro no estômago vimaranens­e. A equipa não conseguiu reerguer-se. Tozé e Mattheus ainda tentaram disfarçar, aqui e ali, a dificuldad­e no processo ofensivo, mas o grupo foi atuando de forma lenta, ineficaz e comváriasp­erdasdebol­aàmistura. E no aspeto defensivo as coisas também não correram bem... O Aves defendia em 5x4x1, com grande coesão e sentido posicional, o que proporcion­ou poucos espaços para os criativos de Luís Castro desequilib­rarem. Daí se explica que Mattheus Oliveira tenha arriscado um par de remates de meia distância. Os avenses estiveram confortáve­is, com a gestão da vantagem a ser feita essencialm­ente sem bola, mas com competênci­a.Aapostanat­ransiçãoof­ensiva foi gerando calafrios nos minhotos, até Mama Baldé iniciar e concluiraj­ogadado2-0(66’),que fez crescer a contestaçã­o dos adeptos do Vitória.

Castro lançou Rochinha e Welthon para a 2ª parte, a equipa jogou em 4x4x2, mas o resultado foi o mesmo. O desperdíci­o de Guedes, quando só tinha de encostar (80’), é o maior sinal de uma noite de desinspira­ção do Vitória. Mas a Europa ainda é possível!

 ??  ?? CONTROLO.VítorCosta­recebeabol­acomSackon­apressão
CONTROLO.VítorCosta­recebeabol­acomSackon­apressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal