Record (Portugal)

Teresa Bonvalot terceira na Caparica

- J.M.

Teresa Bonvalot, que apesar dos seus tenros 19 anos já é uma das melhores surfistas portuguesa­s de sempre, terminou ontem no 3º lugar do Caparica Surf Fest, evento do circuito mundial de qualificaç­ão que distribui 1000 pontos para o ranking feminino. A cascalense, que em 2018 andou muito perto da qualificaç­ão para o world tour – onde Portugal nunca teve um mulher –, perdeu nas meias-finais da prova diante da britânica Ellie Turner, num heat que abriu o último dia de prova e que foi marcado por... muito poucas ondas. Bonvalot somou 8,93 pontos, contra os 9,33 de Turner, que fez uma escolha de ondas ligeiramen­te melhor.

Apesar de ter falhado a desejada vitória, Teresa juntou-se a Carol Henrique no top 30 do ranking mundial de qualificaç­ão. No masculino, Frederico Morais (17º na Caparica) e Vasco Ribeiro (5º) integram igualmente o lote dos 30 melhores. Recorde-se que sobem 6 mulheres e 10 homens ao world tour de 2020.

Young e Ado campeões

O norte americano Nat Young e a francesa Pauline Ado, que já passaram pelo circuito mundial, conquistar­am o Caparica Surf Fest, confirmand­o a superiorid­ade apresentad­a ao longo da semana de competição.

Na final masculina, Young (16,13 pontos) superou o francês Jorgann Couzinet (13,33) e no final estava muito contente. “É isto que queremos que aconteça! Claro que não podemos ganhar sempre, mas nos últimos anos não tenho tido bons resultados, pelo que estou muito feliz por ganhar aqui”, admitiu.

Já entre as senhoras, a final foi totalmente dominada pela francesa Pauline Ado. A ex-campeã europeia fez um total de 18 pontos contra os 10,67 da sua adversária, Ellie Turner. “Diverti-me muito. O meu objetivo aqui era mostrar o meu melhor surf, mais do que fazer um resultado”, assegurou no final. *

 ??  ?? MELHOR. Teresa subiu no ranking
MELHOR. Teresa subiu no ranking

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal