Record (Portugal)

Do Vale da Amoreira para o Mundo. A história que pode acabar com um português na elite do basquetebo­l

- JOÃO SEIXAS E PEDRO GONÇALO PINTO

Os pavilhões da NBA são terreno sagrado para os amantes do basquetebo­l. Milhões e milhões de jovens em todo o Mundo sonham diariament­e com a possibilid­ade de chegar à liga norte-americana, o espaço de eleição para os superdespo­rtistas que fazem da arte de encestar a sua missão.

E todos os anos alguns destes jovens conseguem aproximars­e deste verdadeiro paraíso através do ‘draft’, processo de escolha em que as várias equipas recrutam novos talentos para as suas fileiras. A 20 de junho, no Barclays Center de Brooklyn (Nova Iorque), o português Neemias Queta, de 19 anos, pode juntar-se ao firmamento de estrelas e ser recrutado por uma das formações da NBA. Mais uma etapa importante de uma história já longa, apesar da tenra idade do poste nascido na Maternidad­e Alfredo da Costa, em Lisboa, e criado no Vale da Amoreira (Moita), e que poderá tornar-se ainda mais brilhante.

Depois de se tornar este ano figura de realce da liga de basquetebo­l universitá­rio dos Estados Unidos (NCAA), o jogador português foi eleito o melhor ‘rookie’ da Conferênci­a Mountain West, que os Utah State Aggies venceram, e foi ainda escolhido como o melhor defesa da época. Com uma média de 11,8 pontos, 8,9 ressaltos, 2,4 desarmes de lançamento e 1,6 assistênci­as por jogo, percebeu-se que jánão haviaforma de adiar o que era inevitável. “Decidi seguir o meu sonho de jogar na NBA e declarar-me disponível para o ‘draft’ de 2019 da NBA”, revelou ‘Quetão’, como se autointitu­la o antigo jogador de Barreirens­e e Benfica nas redes sociais, no passado dia 13, abrindo assim a porta a um futuro que se adivinha (e deseja) brilhante. Mas será que teremos finalmente um compatriot­a presente no ‘grande circo’ do basquetebo­l? Tem a palavra o gigante de 2,11 metros... *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal