Record (Portugal)

BOR US S IA DORTMUND A FEBRE AMARELA NÃO TEM CURA

Conheça a experiênci­a de um jogo no Signal Iduna Park, o estádio europeu com melhor média de assistênci­a

-

As temperatur­as rondavam os 5 graus e os flocos de neve iam caindo em Dortmund. Condições meteorológ­icas mais difíceis de aguentar pela equipa de reportagem de Record, um dia normal para os alemães. Por isso, se é dia de jogo, é dia de encher o Signal Iduna Park. É o estádio com mais capacidade da Bundesliga: 81.359 espectador­es. Podia, ainda assim, ficar com lugares vazios, mas isso nunca acontece. Esta época, o Borussia Dortmund tem o registo máximo de espectador­es no campeonato da Alemanha, com um total de 1 milhão, 212 mil e 379 pessoas. Dividindo pelas 15 partidas no Signal Iduna Park em 2018/2019 chegamos a uma média de 80.825 adeptos por jogo. Ou seja, é sempre casa cheia de 15 em 15 dias.

Além de ser a equipa com maior assistênci­a da Alemanha, o Borussia Dortmund lidera também o ranking a nível europeu. Isto segundo um estudo do Observatór­io do Futebol com base em 51 campeonato­s e no período entre 2013 e 2018. A média é de 80.230 espectador­es por jogo, ficando à frente de clubes como Manchester United, Barcelona, Bayern e Real Madrid. De acordo com um elemento da Bundesliga que acompanhou a reportagem de Record no dia do jogo com o Mainz, a 13, os lugares de época explicam a enorme afluência ao estádio. O clube define-os como adeptos “leais”. Na temporada 2018/19 houve 55 mil pessoas a aderir a esta modalidade, renovada automatica­mente no final da época salvo indicação em contrário. Existe uma lista de espera mas o clube não revela publicamen­te quantas pessoas lá têm o nome. O lugar de época mais caro custa 746 euros e inclui as 17 partidas da Bundesliga; com mais três encontros da Liga dos Campeões o preço sobe para 907 euros.

A procura é sempre maior do que a oferta para o que resta da lotação do Signal Iduna Park e há várias regras a cumprir. Para se ter uma ideia, o Borussia Dortmund informa que existem 500 linhas telefónica­s abertas para atender aos pedidos de reservas. Antes dos duelos com Bayern e Schalke, considerad­os os jogos grandes, chegam a haver... 300 mil chamadas num único dia. A venda ao público em geral abre entre quatro a seis semanas antes da partida emquestão e o bilhete custa, no máximo, 56 euros. Há uma limitação de quatro ingressos por compra, dois para os tais confrontos com Bayern e Schalke 04. “Temos a noção de que muitos adeptos ficarão desapontad­os por não conseguire­m bilhetes durante a época. Isto pode dever-se ao incrível sucesso desportivo”, é a justificaç­ão do clube. Se quiser tentar ir ver um jogo no Signal Iduna Park, não pense duas vezes. Record assegura-lhe que a experiênci­a vale bem para quem gosta de futebol, tal é o ambiente que se vive no estádio. Pode ver com os seus próprios olhos a reportagem em vídeo em www.record.pt . * HERÓIS. Entre o palmarés do Borussia Dortmund destacase a conquista da Liga dos Campeões. Foi em 1996/97 e contou com o contributo de um português: Paulo Sousa. O antigo médio já vencera a prova no ano anterior, pela Juventus, e voltou a triunfar no clube alemão naquela que foi a sua única temporada completa ao serviço do clube

SÃO 55 MIL LUGARES DE ÉPOCA; O MAIS CARO PODE CUSTAR 907 EUROS, INCLUINDO 17 JOGOS DA BUNDESLIGA E 3 DA CHAMPIONS

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Record viajou
Record viajou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal