Record (Portugal)

Prova de caráter

- Alexandre Carvalho Subchefe de redação

FC Porto deu um enormíssim­o passo em falso em Vila do Conde, colocando em causa – de forma bastante acentuada – a conquista do bicampeona­to. No entanto, e apesar da indisfarçá­vel desilusão e até consternaç­ão, Sérgio Conceição não se escondeu: enfrentou a ira dos adeptos e, mais do que isso, exigiu que os seus jogadores fizessem o mesmo. Expôs-se à crítica e deu o peito às balas.

Se ainda havia quem tivesse dúvidas sobre o caráter de Sérgio Conceição, elas ficaram totalmente dissipadas não apenas por esta reação, mas também pela forma desassombr­ada como, na conferênci­a de imprensa logo após o jogo e ainda com o ‘calor da batalha’ refletido no rosto, o treinador do FC

NÃO ACREDITO QUE PINTO DA COSTA DEIXE CAIR O TÉCNICO QUE DEVOLVEU A ALMA AO FC PORTO

Porto fez questão de dizer que, se fosse esse o desejo global do universo portista, fazia as malas e ia à sua vida.

Perder Sérgio Conceição seriaumerr­o crasso e tenho sérias dúvidas de que Pinto da Costa pense de forma diferente. Aliás, acharia muito mais provável que o presidente do FC Porto deixasse sair o treinador após a conquista de um título do que ao contrário. E, para aqueles com memória curta, este cenário não se coloca apenas pela qualidade que Sérgio Conceição já demonstrou no Dragão: é, acima de tudo, pela personific­ação do que é ‘ser’ do FC Porto; da força motora – constante e vibrante – das gentes do Norte; da paixão que unifica uma cidade em redor do seu clube. Nesta altura das respetivas vidas, Sérgio está para o dragão como o Douro está para o Porto. Cortar esta relação umbilical teria, certamente, efeitos nefastos para ambas as partes. Ponto final. Haverá parágrafo?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal