Record (Portugal)

JOÃO SOUSA ELIMINADO POR GOFFIN

Melhor português de sempre foi derrotado por David Goffin, 4.º cabeça de série e ex-top 10

- JOSÉ MORGADO

CAMPEÃO DE 2018 ELIMINADO NOS OITAVOS-DE-FINAL

Um ano depois de fazer história e tornar-se no primeiro tenista português de sempre a vencer um torneio ATP perante o seu público, João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos (ex-nº 28, atual 51º ATP), viu a sua defesa do título esbarrar com estrondo no talento, velocidade e estabilida­de de David Goffin, antigo top 10 mundial e atualmente no 25º lugar da hierarquia masculina.

O belga, de 28 anos, detentor de quatro títulos ATP, finalista das ATP Finals em 2017 e duas vezes vice-campeão da Taça Davis (2015 e 2017), carregando a sua equipa às costas, fez uma das suas melhores exibições dos últimos (largos) meses – em que tem jogado muito abaixo do que pode e sabe – para derrotar João Sousa, por concludent­es 6-3 e 6-2. Num encontro em que o vimaranens­e de 30 anos esteve longe do seu melhor – especialme­nte no início dos pontos, com o serviço e a resposta a revelarem falta de eficácia –, Sousa nunca esteve confortáve­l e jamais conseguiu atingir os níveis de agressivid­ade e intensidad­e necessário­s para controlar o ritmo e a dinâmica das trocas de bola.

E se no primeiro set o minhoto ainda conseguiu incomodar o serviço do belga (que foi quebrado por duas vezes), no segundo parcial, a superiorid­ade de Goffin foi ainda mais evidente. O ex-top 10 ATP deixou de ter problemas no seu saque (só falhou 10 primeiros serviços em todo o encontro!) e pressionou todos os jogos do seu rival. Sousa ainda se aguentou nos dois primeiros jogos (salvando uma mão cheia de pontos de break), mas Sousa tentou forçar ainda mais com a sua direita nos 15 minutos seguintes e foi acumulando erros, fazendo com que o resto do encontro acabasse por não ter história.

João Sousa despede-se do Millennium Estoril Open na segunda ronda pela primeira vez, depois de três desaires na 1ª ronda (2015 com Rui Machado, 2016 com Nicolas Almagro e 2017 com Bjorn Fratangelo) e do título alcançado no ano passado (batendo Daniil Medvedev, Pedro Sousa, Kyle Edmund, Stefanos Tsitsipas e Frances Tiafoe). Esta é, no entanto, a primeira vez que o minhoto é eliminado por alguém com melhor ranking ATP do que ele. Todos os outros desaires foram foram com tenistas que, na altura, estavam abaixo de si na classifica­ção mundial. *

 ??  ??
 ??  ?? REVÉS. Depois da vitória em 2018, João Sousa disse ad
REVÉS. Depois da vitória em 2018, João Sousa disse ad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal