Record (Portugal)

Ganhar vantagem sobre United e PSG

Citizens apostam forte no médio e já marcaram posição. Exibições e golos precipitar­am ofensiva

- VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

A grande época de Bruno Fernandes está a fazer soar os alarmes de muitos dos principais clubes europeus, mas o primeiro a mostrar interesse concreto foi o Manchester City. Os ingleses renderam-se às exibições e aos golos do médio e quiseram, nas últimas semanas, ganhar a dianteira à concorrênc­ia, desde logo ao Manchester United e ao PSG, que também estão posicionad­os para entrar na corrida. A verdade é que, nesta altura, apenas o City já iniciou conversas com o Sporting. Trata-se, por enquanto, de contactos exploratór­ios, com o objetivo de perceber condições e números, mas nem por isso de menor significad­o, já que chegam depois de uma série de observaçõe­s e relatórios que serviram para confirmar indicadore­s positivos e tomar a decisão de atacar o alvo. Definida a aposta na contrataçã­o do internacio­nal português, o emble

LEÕES NÃO ESTÃO VENDEDORES E QUEREM RENOVAR CONTRATO MAS TUDO DEPENDERÁ DA GRANDEZA DAS PROPOSTAS

ma de Pep Guardiola e Bernardo Silva terá, agora, de convencer o Sporting a abrir mão de um jogador que é ‘só’ o capitão e o mais influente da equipa, o que se traduz numa cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e na vontade de Frederico Varandas em transformá-lo no centro do projeto para a próxima época.

Para isso, e tal como Record tem vindo a noticiar, o presidente do Sporting tenciona fazer um esforço para manter o médio, oferecendo-lhe um novo contrato que o colocará ao nível dos mais bem pagos do plantel.

Anular contingênc­ia

Os dois cenários – saída e renovação – não são incompatív­eis, pelo contrário. São até... complement­ares. E isto porque os leões querem, a par das conversas sobre o aumento do salário, anular uma cláusula específica que foi introduzid­a no último defeso, aquando do regresso de Bruno a Alvalade, na sequência do pedido de rescisão, e que basicament­e obrigará a SAD a compensar o empresário do jogador se surgirem propostas iguais ou superiores a 35 milhões de euros. Ora, Frederico Varandas deseja libertar-se deste ‘peso’, herdado da Comissão de Gestão, de maneira a fortalecer a posição do Sporting em futuras negociaçõe­s, ao mesmo tempo que adequa o ordenado do camisola 8 ao rendimento e ao estatuto que possui no balneário.

A lei do mercado

Se a ideia da SAD é blindar Bruno Fernandes, a ofensiva do Manchester City eleva, e muito, a fasquia no que diz respeito ao esforço que será necessário para segurar o Canhão da Maia. Os leões estão consciente­s deste facto mas não vão... potenciá-lo, ou seja, não planeiam andar pela Europa a negociar um jogador com o qual contam para 2018/19.

Dito de outra forma, o Sporting não está vendedor, mas... tudo dependerá da grandeza das propostas e se alguma se aproxima o suficiente da cláusula de 100 milhões. Se há clube que tem essa capacidade é o City. No entanto, nem Hugo Viana nem ninguém do Sporting irá a Manchester mandatado para discutir a possível transferên­cia; a cimeira, quando e se acontecer, será em Alvalade.

 ??  ?? DUPLA. Bruno Fernandes com Bernardo Silva esta semana no Estoril Open
DUPLA. Bruno Fernandes com Bernardo Silva esta semana no Estoril Open

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal