Record (Portugal)

Estofo de campeão

SÉRGIO CONCEIÇÃO TEM ESSA ALMA E SANGUE DE QUEM QUER GANHAR TUDO; NO ENTANTO, PARECE-ME POUCO PROVÁVEL QUE REPITA O GIGANTESCO FEITO DA ÉPOCA TRANSACTA

-

jogo da Pedreira, para lá dos inúmeros casos que originaram dezenas de horas de televisão e milhares de caracteres que marcaram o confronto Braga-Benfica, fica-me na retina algo que António Salvador tem de ponderar. Ninguém olvida o trabalho de infra-estrutura e de gestão desportiva que o presidente conseguiu realizar; porém, salta à vista de todos que existe ainda um comportame­nto não uniforme no relacionam­ento com adversário­s que cheira a tacanhez de mentalidad­e.

Com o Sporting, tanto ele como o ‘professor’ Abel batem na mesa,

mostram os dentes, são vigorosos nas declaraçõe­s. Com outros passam da couraça de ‘rotweiller­s’ para a pele de caniches e metem o rabo entre as pernas. Se Salvador quer ser grande, não pode tergiversa­r no seu perfil comunicaci­onal, não pode dar mostras de cobardia ou de um acantoname­nto táctico perante clubes que com ele se dão melhor. No domingo, os bracarense­s tinham todo o direito de libertar as suas frustraçõe­s e reclamar da arbitragem; contudo, vimos o líder calado e o treinador a branquear tudo com o “estofo de campeão” do adversário. É certo que o Benfica de Lage é uma águia pujante e não o passarinho

com medo de voar de Rui Vitória, tem classe e qualidade, e não contaria com a escorregad­ela dos dragões em Vila do Conde. O Porto que ganhou a Youth League, com um naipe de inúmeros talentos que convém não desperdiça­r como fez com outros no passado, mostrou nessa competição que, apesar de ainda não ter uma Academia, continua a formar jovens com mentalidad­e e estofo de campeões que nada temem, algo que faltou aos seniores nos minutos finais contra o Rio Ave. Sérgio Conceição tem também essa alma e sangue de quem quer ganhar tudo; no entanto, parece-me pouco provável que repita o gigantesco feito da época transacta. Os azuis e brancos patinaram diversas vezes, os encarnados recuperara­m e galvanizar­am os adeptos. E é o momento que decide tudo.

Tenho por hábito de muitos anos ir tirando

apontament­os para cadernos. Como diria uma personagem do escritor nicaraguen­se Sergio Ramirez, “um filósofo da vida deve deitar sempre mão à caneta, porque não tem o direito de desperdiça­r os seus pensamento­s. Caso contrário, transforma-se num pensador inofensivo, num leão que perdeu os caninos e não há coisa pior do que um leão obrigado a um regime vegetarian­o”. Desta semana registei quatro situações: 1- Depois da renovação de Salvio e da aquisição de dois jovens ao Leixões. Paulo Gonçalves, segundo notícia Record, é o empresário mandatado para negociar com o Benfica o jogador Cádiz. Então, mas na SAD encarnada não se tinham já esquecido dele?; 2- A herança para Varandas de Sousa Cintra em poucos meses de uma Comissão de Gestão é de 17 milhões. Onde andam as aves raras do jantar de homenagem e que avançaram com a hipótese de ele ser presidente honorário?; 3uma enorme vitória na Champions de futsal do Sporting que tem dois responsáve­is: Nuno Dias e Miguel Albuquerqu­e; 4Iker Casillas é mais do que um jogador de futebol, é uma lenda. O homem com maior palmarés que passou pelos relvados portuguese­s resistiu a um susto que consternou todo o Globo. Que bom que era que os mais simples e nobres sentimento­s do Mundo expressos por tanta gente conhecida e anónima se impusessem às pulsões mais irracionai­s e descabidas que gravitam em redor do desporto-rei.

Texto escrito na antiga ortografia

EM BRAGA AINDA EXISTE COMPORTAME­NTO QUE CHEIRA ATACANHEZ DE MENTALIDAD­E

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal