Record (Portugal)

FÉLIX E RONALDO CONFIRMADO­S NA LIGA DAS NAÇÕES

Selecionad­or explicou os critérios utilizados na convocatór­ia para a fase final de uma prova que todos têm a ambição de conquistar

- PEDRO PONTE

As 23 peças já foram escolhidas por Fernando Santos, mas, agora, o mais difícil é montar o puzzle. O selecionad­or nacional revelou, na Cidade do Futebol, os convocados para a fase final da Liga das Nações, que arranca no dia 5 de junho, e explicou os critérios utilizados na escolha dos jogadores, que começam a apresentar-se aos trabalhos na próxima segunda-feira.

“O primeiro critério são as qualidades técnicas e táticas. Depois vem o compromiss­o com o jogo e com o grupo, que é um critério que se aplica a muitos jogadores. Depois há a assiduidad­e nos jogos e nos ritmos competitiv­os, ou seja, se jogam muito ou pouco. Temos um leque de opções alargado com estes primeiros critérios e, por isso, depois temos de ‘afunilar’ a escolha e eleger outros, como o ritmo competitiv­o. Quando todos preenchem estes critérios, o selecionad­or tem de montar um puzzle, tem de pensar em tudo”, afirmou o técnico, de 64 anos, aproveitan­do ainda a oportunida­de para lançar um dado curioso sobre as performanc­es mais recentes da Seleção Nacional nos grandes palcos: “Portugal esteve, nos últimos 20 anos, em todas as fases finais. E todos os anos, desde 2016, temos sempre disputado competiçõe­s no mês de junho: Europeu, Taça das Confederaç­ões, Mundial e, agora, Liga das Nações. Isto representa o valor do jogador e do treinador português e o excelente trabalho feito pela Federação Portuguesa de Futebol.”

Por se tratar de uma competição diferencia­da de todas as outras, a forma como Fernando Santos vai trabalhar com os jogadores também será diferente. No entanto, não falta ambição para erguer o troféu no Porto. “É sempre importante disputar um título. O público está sempre com Portugal, quer em particular­es, quer em jogos oficiais, e tem mostrado isso em todas as competiçõe­s. Há um jogo a disputar e é um fator de motivação. Mas esta prova é diferente. A primeira fase foi por pontos, para passar à fase seguinte, e agora é um mata-mata imediato. Se queremos ganhar como todos os outros temos de… ganhar”, afirmou o treinador, que, como Record já tinha anunciado, voltou a juntar João Félix e Ronaldo na convocatór­ia – deixou de fora João Mário (opção) e André Silva (lesão).

JOÃO MÁRIO E ANDRÉ SILVA SÃO AS PRINCIPAIS AUSÊNCIAS NA LISTA QUE VOLTA A JUNTAR JOÃO FÉLIX E RONALDO

Recuperaçã­o

De facto, uma das principais preocupaçõ­es da equipa técnica passa por recuperar os jogadores em todos os aspetos. Fernando Santos explica: “Nesta fase da época, com os jogadores com um grande desgaste físico e mental, o mais importante é que recuperem mentalment­e. Temos de lhes dar essa frescura e isso consegue-se mantendo o equilíbrio entre o treino e o repouso natural deles. Na primeira semana temos apenas treinos, como se os jogadores estivessem no clube, para também poderem estar com as famílias. Depois, no domingo, já nos vamos concentrar em definitivo”, disse, revelando que os convocados vão apresentar-se de forma faseada, dependendo do calendário dos clubes. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal