Record (Portugal)

Da importânci­a da estrutura...

-

Muito se tem falado da importânci­a da ‘estrutura’ nas equipas de futebol, considerad­a fundamenta­l para a conquista de títulos ou, em clubes de menor capacidade financeira, para a realização de épocas desportiva­s interessan­tes e sobretudo tranquilas. É verdade que sim, que são importante­s, mas essas estruturas não são anónimas, têm nomes e estes nem sempre veem reconhecid­os os seus méritos.

Luís Campos, por exemplo, é umdesses nomes. Treinador de qualidade normal, o trabalho que desenvolve­u quer no Monaco, quer agora no Lille como diretor desportivo merece fartos elogios e não é por acaso que já se fala da sua possível ida para o Milan. Campos aproveitou bem a mão que Mourinho lhe deu quando com ele trabalhou no Real Madrid, abrindo-lhe portas e dando-lhe credibilid­ade, e mostrou que, nesta área do dirigismo desportivo, está entre os melhores, exemplific­ando bem o papel decisivo que uma boa estrutura tem no desempenho de uma equipa e até no do treinador. Manchester City, Liverpool, Tottenham, Atlético Madrid e mesmo o Benfica são bons exemplos disso.

Jáabriua‘caçaaocraq­ue da bola’ e sem Ronaldo ou Messi à venda os endinheira­dos voltam-se para aquele que sem dúvida é o jogador mais valioso no mercado – Kylian Mbappé. As suas recentes declaraçõe­s, ameaçando com uma possível despedida, deixaram os franceses com os cabelos em pé e o PSG altamente preocupado, pois a saída (forçada) do avançado seria como que um haraquíri para o clube. Mas o que leva Mbappé a querer sair de Paris?

Segundo a imprensa francesa, Mbappé não está a fazer uma birrinha, pelo contrário, quer ter um papel mais interventi­vo na equipa e não gosta dos excessivos privilégio­s que Thomas Tuchel – classifica­do como um treinador permissivo – concede a Neymar e companhia brasileira, com a conivência do diretor desportivo, também ele brasileiro. Pelos vistos, este bem podia fazer um estágio no… Lille.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal