Record (Portugal)

VALORES ANÓMALOS

- ANA PAULA MARQUES

Alarcón (W52-FCP) e Marque (SCP-Tavira) têm passaporte biológico com irregulari­dades

Há dois ciclistas campeões da Volta a Portugal que estão a ser seguidos com atenção no seu país, em Espanha, devido a perfis anómalos nos respetivos passaporte­s biológicos.

Tratam-se do bicampeão da Volta, Raul Alarcón, e do vencedor da corrida rainha nacional de 2013 (foi 13º em 2018), Alejandro Marque, que representa­m as duas principais equipas do pelotão nacional, respetivam­ente a W52-FC Porto e o Sporting-Tavira. Ambos os espanhóis – Alarcón é natural de Valência; Marque da Galiza – pertencem ao grupo alvo de desportist­as de elite a seguir pela AEPSAD (Autoridade Antidopage­m Espanhola), pelo que podem vir a ser alvo de um processo no sentido de explicarem as irregulari­dades dos dados no passaporte biológico, documento onde ficam registados todos os resultados das análises feitas com regularida­de aos atletas, daí resultando um perfil que deve ser homogéneo para não suscitar suspeitas de recurso a métodos proibidos para melhorar o rendimento desportivo.

Contactada pelo nosso jornal, a Autoridade Antidopage­m de Portugal, vulgo ADoP, garantiu-nos, no entanto, que Raul Alarcón e Alejandro Marque não fazem parte do grupo alvo no nosso país. Recorde-se que a W52-FC Porto está esta época mais ‘exposta’ por força da subida ao segundo escalão da UCI.

 ??  ?? ESPANHÓIS. Marque (SCP-Tavira) e Alarcón (W52-FCP)
ESPANHÓIS. Marque (SCP-Tavira) e Alarcón (W52-FCP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal