Record (Portugal)

Os mesmos desafios

- CARTÃO BRANCO Luciano Gonçalves Presidente da APAF

Realizou- se ontem a gala de comemoraçã­o dos 40 anos da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), em Leiria. São quatro décadas ao serviço de uma classe essencial no futebol, embora muitas vezes maltratada e desrespeit­ada.

Em 1979, um grupo de árbitros – entre os quais Alberto Hélder, António Marçal, Carlos Santos, Fernando Correia, Fradique Figueiredo, Joaquim Campos e Mário Real – decidiu juntar-se para defender a sua independên­cia e autonomia, bem como para procurar encontrar uma forma de parar as constantes agressões que se verificava­m a nível nacional. Pouco depois, a 12 de maio de 1979, foi criada a APAF, a associação que

40 ANOS DEPOIS DA FUNDAÇÃO DA APAF, AS AMEAÇAS MANTÊM-SE MUITO ATUAIS

passou a representa­r todos os árbitros de futebol deste país.

Os tempos mudaram, mas os desafios que enfrentamo­s nem por isso. Quarenta anos depois, a arbitragem mantém-se sob ameaça permanente, seja por constantes tentativas de condiciona­r e influencia­r o trabalho de quem dirige os jogos, como pelo flagelo que continua a ser a violência dirigida aos árbitros, sendo ainda mais chocante quando tal acontece no desporto amador ou em competiçõe­s de camadas jovens, onde o resultado deve ser o menos importante.

Com a inauguraçã­o da sede própria, em 2017, a APAF deu um passo firme em direção ao futuro. Cá estaremos por mais 40 anos, e depois outros 40, e ainda mais 40, sempre com o mesmo propósito: defender os árbitros e, com isso, defender o futebol que todos tanto amamos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal