Record (Portugal)

Estados de espírito

-

Afinal da Taça de Portugal tem pesos diferentes para Sporting e FC Porto. Para os leões, um triunfo poderá fazer de 2018/19 uma temporada muitíssimo positiva, possivelme­nte bem acima das expectativ­as que havia à partida. É verdade que a época foi longa, houve altos e baixos, mas é preciso não esquecer qual era a casa de partida do leão. Vencer dois troféus (derrotando rivais nessas provas) na mesma época é algo que o Sporting não faz desde 2007/08, na altura com Paulo Bento ao leme, quando juntou a Taça de Portugal à Supertaça.

Do outro lado, o FC Porto procura no Jamor um prémio de consolação. O principal objetivo da temporada foi perdido e a Taça de Portugal (a que se junta a Supertaça) não será suficiente para fazer de 2018/19 um ano positivo. E também aqui é preciso ver o contexto: os dragões partiram como campeões e tiveram o pássaro na mão a meio do ano. A excelente participaç­ão na Champions, com os milhões que deu ao clube, não deve ser menospreza­da, mas não tem espaço no museu.

E depois há as consequênc­ias. Marcel Keizer está seguríssim­o ao comando do Sporting em 2019/20 e o resultado de hoje não afetará a sua posição. Sérgio Conceição também tem a confiança de Pinto da Costa e ele próprio desfez o tabu. Mas será que, neste caso, uma derrota não pode fazer mudar as coisas? É esperar para ver.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal