Record (Portugal)

Saber comunicar

Alexandre Carvalho

- Subchefe de redação

Um bom líder tem de saber comunicar de forma a poder chegar e manter-se no topo da ‘cadeia alimentar’, seja em que área for. Entre muitos erros estratégic­os cometidos ao longo deste primeiro ano de mandato – uns por herança envenenada e outros por culpa própria –, a comunicaçã­o (no seu todo e não apenas a espaços) é um dos maiores pecados de Frederico Varandas.

Há vários exemplos. Desde o “não estou preocupado” após os 5-0 na Supertaça de Portugal, diante do... Benfica, passando pela forma pouco convincent­e como sempre explicou a não inscrição de Pedro Mendes na Liga, terminando no pós-descalabro de Alverca. Aqui, e mais do que assumir a “vergonha” após a eliminação da Taça às mãos de uma equipa do Campeonato de Portugal – que belo plantel tem este Alverca! –, Frederico Varandas teria, obrigatori­amente, de pedir desculpa aos sportingui­stas. Desculpa pela péssima temporada que o Sporting está a fazer; desculpa por toda a confusão na preparação do plantel e, principalm­ente, um sincero pedido de desculpas pela grotesca exibição que os leões fizeram na quinta-feira.

Comunicar bem não é só dizer as coisas certas, com a entoação mais adequada ao momento – algo que Varandas também tem dificuldad­es em fazer. Comunicar bem é saber quando deve falar, onde estar, o que dizer, a quem dizer e o que focar, fazendo-o da forma mais natural possível e com jogo de cintura para responder às perguntas mais incómodas. Um ano depois de ter sido eleito, Varandas já tinha de saber que a forma como comunica será aquilo que o puxará para cima... ou o enterrará sem possibilid­ade de salvação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal