Record (Portugal)

RESILIÊNCI­A DOS BICAMPEÕES

- MIGUEL CUSTÓDIO

Judocas do Sporting, homenagead­os em Lisboa, ouviram grandes elogios de Varandas

Campeão europeu pelo segundo ano consecutiv­o, o Sporting foi ontem recebido na Câmara Municipal de Lisboa, em homenagem ao feito inédito no judo português. No dia 16 de novembro, os leões venceram os russos do Yawara Neva por 3-2 na final da Liga dos Campeões, que se realizou no Pavilhão Multiusos de Odivelas, e sagraram-se bicampeões da Europa. Frederico Varandas discursou durante a cerimónia de ontem nos Paços do Concelho e considerou que os judocas leoninos deram uma “lição” a quem gosta de desporto. “Muitas vezes não é o favorito que vence. Vocês deram uma lição de que muitas vezes quem vence é quem mais quer, quem tem mais alma e coração. Deram uma lição a qualquer adepto que goste de desporto, a qualquer dirigente, a qualquer pessoa na vida”, elogiou o presidente do Sporting, que sublinhou ainda a “competênci­a e resiliênci­a” dos atletas leoninos, o que, garante, levou à revalidaçã­o do título europeu. Já Jorge Fonseca, que nem foi obrigado a vencer o último combate da final para garantir a conquista, destacou o facto de os judocas do Sporting terem lutado perante o apoio dos seus adeptos.

“MUITAS VEZES NÃO É O FAVORITO QUE VENCE. QUEM VENCE É QUEM MAIS QUER”, FRISOU O PRESIDENTE DO LEÕES

“Combatemos em casa, que foi um fator X para nós, porque tínhamos o público do nosso lado, a torcer por nós. Não estávamos à espera de sermos campeões da Europa, estávamos a lutar para chegarmos ao pódio. Os meus colegas acreditara­m, lutaram e estavam com fé que íamos fazer algo histórico”, revelou o também campeão mundial na categoria de 100 kg.

Jorge Fonseca costuma ser a figura da equipa, mas nesta vitória não teve dúvidas de que “o herói foi João Martinho”. Carlos Manuel Castro, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa e anfitrião desta cerimónia, sublinhou o cresciment­o e a evolução da modalidade em Portugal. “Este é o sinal da qualidade dos nossos atletas, não só do Sporting, mas também de Portugal. Temos dado e vamos continuar a dar cartas em várias modalidade­s. Destaco o judo pela importânci­a que começa a assumir em Lisboa e em Portugal”, assinalou o autarca anfitrião dos leões.

 ??  ?? RECONHECIM­ENTO. Frederico Varandas chefiou visita da equipa de judo aos Paços do Concelho de Lisboa
RECONHECIM­ENTO. Frederico Varandas chefiou visita da equipa de judo aos Paços do Concelho de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal