Record (Portugal)

UM ERRO NÃO ABALA CONFIANÇA DE MORATO

- FILIPE PEDRAS

Central falhou no dia da estreia pela equipa principal, mas sabe que “faz parte do cresciment­o”

Morato dificilmen­te esquecerá o dia 21 de dezembro de 2019. Afinal, foi nessa noite que assinou a estreia absoluta em jogos oficiais pela equipa principal do Benfica, com apenas 18 anos. O defesa-central acabou por falhar num dos últimos lances do jogo, vendo depois Guedes rubricar um golo de bandeira (2-2) em Setúbal, mas nem por isso se deixa abalar. A garantia é deixada a Record pelo pai do defesa-central contratado ao São Paulo por 6 milhões de euros. “Creio que correu bem. Aliás, de forma geral foi dentro daquilo que o treinador lhe pediu para ser feito dentro do campo. O treinador disse no final que gostou deste primeiro jogo. É lógico que o erro foi bem visível, mas faz parte da experiênci­a. Ele ainda é muito jovem e estes erros são normais, fazem parte do cresciment­o, por isso ele não fica afetado com isso. Sabe que errou, claro, mas tem plena consciênci­a que tem muito que trabalhar e evoluir”, diz-nos Tiago Morato, mais conhecido por ‘Tica’. O progenitor insiste, de resto, que a pressão inerente ao emblema da Luz também faz diferença: “Teve só aquele erro no final, que acabou por custar um golo, mas no resto, ainda para mais tratando-se de uma estreia num clube da dimensão do Benfica, portou-se bem.”

Aliás, com fair play e boa disposição, Tiago Morato brinca até com a arte no disparo do avançado sadino depois de o seu filho ter falhado o corte. “Foi um golaço! O jogador do V. Setúbal [Guedes] fechou o ano com chave de ouro! Foi um lance muito feliz! Só foi pena que fosse contra o Benfica”, atirou, fazendo questão de dar muito mérito ao trabalho do adversário encarnado no último sábado.

Promoção à vista

Morato veio para a Luz no último verão, depois de não ter chegado a estrear-se pela principal formação do atrás referido clube paulista. Agora, para além de já ter atuado sob o comando de Bruno Lage, leva outras 15 partidas, divididas entre a equipa B, os sub-23 e a Internatio­nal Champions Cup. A partir de janeiro, caso se confirme a saída de Conti, o jovem central deverá ser promovido de vez ao plantel principal. “Sabemos que há essa possibilid­ade, mas não é nada oficial, nem ninguém do clube lhe comunicou nada até agora. Quando, e se, isso vier mesmo a acontecer, claro que ficamos muito felizes. Mas até lá ele sabe que tem muito para trabalhar e mostrar”, vinca o pai.

“NO GERAL, A ESTREIA FOI DENTRO DO PEDIDO. O ERRO FAZ PARTE DO CRESCIMENT­O E ELE NÃO FICA AFETADO”, DIZ O PAI

Natal em Coimbra

O central passará o Natal com a sua família, mas rumará a Coimbra, onde se juntará a um compatriot­a, Ricardo Araújo, agora treinador do Mirandense. O técnico orientou Morato quando este tinha 11 anos.

 ??  ?? PROJETO. SAD tem grandes planos de futuro para o defesa-central canhoto contratado ao São Paulo
PROJETO. SAD tem grandes planos de futuro para o defesa-central canhoto contratado ao São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal