Record (Portugal)

Uma VARtalha desigual

- Vítor Pinto

Os oitavos-de-final da Taça de Portugal trouxeram-nos mais uma novidade patrocinad­a pela FPF e que, novamente, colheu um silêncio intrigante dos pensadores do nosso futebol. Depois das repescagen­s de clubes eliminados, e das repetições de duelos entre equipas que já se tinham defrontado em rondas anteriores da prova rainha, agora chegou a inovação, tipo promoção de supermerca­do, do VAR a 50%. Os jogos em Viseu, Póvoa de Varzim, Marinha Grande e Sertã não contaram com apoio de vídeo porque os estádios não estão certificad­os pelo IFAB. Vai daí, a Federação promoveu uma gritante desigualda­de, acionando o VAR para a Mata Real, Luz, Dragão e Famalicão, que

A INOVAÇÃO DO VAR A 50% TIPO PROMOÇÃO DE SUPERMERCA­DO FAZ TEMER ‘QUARTOS’ DE RISCO NA TAÇA

poderá ter nova edição nos ‘quartos’ se Canelas, Varzim ou Ac. Viseu atuarem em casa. Apesar de algumas críticas, e das tentativas institucio­nais de, por debaixo da mesa, envenenar clubes para promover a discórdia no futebol português, acaba por ser mais correta a postura de quem organiza a Taça da Liga e não muda as regras a meio da competição e, até, durante a mesma fase.

Os desabafos do técnico adjunto do Sertanense, o experiente Manuel Gonçalves, nas redes sociais, podem tornar-se uma bomba-relógio com sérios estilhaços se um dos grandes jogar fora, sem VAR, e for prejudicad­o por isso. É o risco de quem possui responsabi­lidades estruturai­s se sentir tentado a ceder a pressões, inventando medidas sem pensar nas consequênc­ias futuras. Resta não ter azar no sorteio da Taça de Portugal agendado para esta tarde.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal